Fora da ordem

Sanções ocidentais devem impulsionar novas alternativas de comércio e trocas entre Rússia e Turquia

Turquia faz fronteiras marítimas com a Rússia e Ucrânia no mar Negro, tem boas relações com ambos os países e não apoia sanções a Moscou

Sputnik / Sergey Guneev
Sputnik / Sergey Guneev
Vladimir Putin e presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, devem ampliar aliança econômica e geopolítica

São Paulo – Nos últimos dias a Turquia tem adotado postura cautelosa em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia e manifesta oposição às sanções impostas a Moscou pelos Estados Unidos e União Europeia (UE). Tal postura vem de aspectos geopolíticos e econômico-financeiros. Membro da Otan, a Turquia tem fronteiras marítimas com a Rússia e Ucrânia no mar Negro. Além disso, tem boas relações com os dois países vizinhos. No início do conflito, Ancara afirmou que não poderia impedir que navios de guerra russos acessassem o Mar Negro. O site RT publicou matéria nesta sexta-feira (11) analisando a questão econômica da guerra e o papel da Turquia no processo.

O desligamento dos bancos russos do sistema de pagamento conhecido como Swift é um dado importante. De acordo com o RT, a medida, anunciada pelo Ocidente como um grande trunfo contra Vladimir Putin, pode desencadear efeitos muito contrários aos que os norte-americanos e europeus almejam. Segundo a análise, a sanção vai impulsionar o comércio entre a Rússia e a Turquia nas moedas nacionais dos dois países.

A avaliação é da Assembleia de Exportadores da Turquia. “Apesar das sanções e restrições (contra a Rússia), as exportações de liras turcas aumentaram quase 100% em fevereiro deste ano”, informa a União Nacional dos Exportadores Turcos na mesma sexta-feira, conforme citado pela agência de notícias russa Tass. Se o bloqueio dos russos ao Swift pode provocar atrasos em pagamentos, a entidade citada avalia que não haveria impactos no fornecimento de produtos agrícolas turcos à Rússia.

Leia também

No front diplomático, a Turquia vem se manifestando contra as sanções impostas pelos EUA e UE

Alternativas ao sistema ocidental

“A Rússia e a Turquia assinaram um acordo sobre liquidações e pagamentos em moedas nacionais em outubro de 2019. Espera-se que a Turquia expanda sua infraestrutura para aceitar transferências eletrônicas via Mir, a alternativa russa ao Swift, e conectar seus bancos e empresas ao sistema analógico de mensagens financeiras do Banco Central da Rússia”, diz o RT.

Essa seria uma alternativa às bandeiras Visa e MasterCard, que suspenderam suas operações na Rússia. Há ainda outra opção, segundo vem divulgando a própria mídia ocidental, como a CNN. Se os cartões de crédito emitidos por bancos russos que usam os sistemas de pagamento Visa e Mastercard deixarão de funcionar, o banco central da Rússia afirmou que “alguns credores locais” poderão utilizar o sistema UnionPay, da China. Mastercard e Visa emitidos na Rússia serão aceitos no país até o vencimento, garantiu o BC russo.

Moedas russa e turca

Na terça-feira, o mesmo site RT informou que a Turquia poderia usar a própria moeda russa, o rublo, para fazer comércio com o país vizinho, segundo o canal de TV turco A Haber. A emissora citou o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Ancara e Moscou podem usar “dólar, euro, rublo, ouro e yuan no comércio”, disse Erdogan em conversa telefônica de uma hora com Putin, segundo o canal de TV. Putin e Erdogan discutiram a situação na Ucrânia e as consequências econômicas das sanções impostas à Rússia.

A Rússia é um dos principais parceiros comerciais da Turquia. Em dezembro de 2021, os turcos exportaram mais de meio bilhão de dólares em mercadorias para a Rússia, segundo a Trading Economics. A Rússia exportou US$ 16,4 bilhões em mercadorias para a Turquia em 2019, informa o Observatório da Complexidade Econômica (OEC). As maiores commodities de exportação são petróleo refinado, petróleo bruto e trigo.

O comércio entre os dois países vem crescendo cerca de 10% ao ano. Em agosto passado, o Ministério do Comércio turco disse que Ancara estava determinada a elevar o volume geral de intercâmbio comercial entre os países para US$ 100 bilhões por ano, informa ainda o site RT.

Leia mais:


Leia também


Últimas notícias