Rússia substitui McDonald’s por ‘Tio Vânia’ e ‘food trucks’ em forma de ‘matrioska’

Logotipo dos restaurantes russos que devem substituir os McDonald’s fechados é bastante semelhante ao seu icônico M. Caminhões russos em forma de boneca apareceram ao lado de lanchonetes fechadas

Reprodução El Diario
Reprodução El Diario
Logotipo proposto para restaurantes Tio Vânia e caminhão de comida em forma de matrioska ao lado de um McDonald's em Moscou

Traduzido a partir de El Diario – O McDonald’s fechou seus restaurantes na Rússia. Faz parte do número infinito de multinacionais que encerraram suas operações neste país em resposta à invasão da Ucrânia. Mas a Rússia já está preparando sua própria versão alternativa, embora com um logotipo suspeitosamente familiar.

Em 12 de março, um pedido foi protocolado para registrar a marca de uma rede de restaurantes na Rússia. O nome: Tio Vânia (o mesmo que a peça do escritor russo Anton Chekhov). O logotipo: o B do alfabeto cirílico que corresponde à inicial de Vânia. A aparência do logotipo: uma inicial amarela que virada à direita é mais do que semelhante ao icônico “M” do McDonald’s.

Josh Gerben, advogado estadunidense especializado em marcas, patentes e propriedade intelectual, compartilhou o documento no Twitter e lembrou que a intenção de substituir o McDonald’s fechado no país por seus próprios restaurantes Tio Vânia já havia sido anunciada na Duma.

De acordo com o Washington Post, Vyacheslav Volodin, presidente da câmara baixa do parlamento russo, disse na semana passada que as marcas russas devem substituir os McDonald’s fechados. “Eles anunciaram o encerramento. Ok, está tudo bem. Mas amanhã nesses lugares não deveríamos ter McDonald’s, e sim Tios Vânias”, disse ele.

Para a multinacional, a Rússia era um mercado relevante dentro de seus negócios, uma vez que contribui com cerca de 10% de toda a sua renda. Lá há mais de 800 estabelecimentos da rede, dos quais 84% são próprios e cerca de 15%, franquias.

Quando o McDonald’s anunciou o fechamento de suas lojas, disse que pretendia continuar pagando seus 62 mil funcionários na Rússia. No entanto, o presidente da Duma argumentou como uma razão para a substituição que “os empregos devem ser preservados e os preços reduzidos”.

O presidente russo Vladimir Putin anunciou na semana passada um plano para nacionalizar empresas estrangeiras que deixaram o país. “Teremos que introduzir a gestão externa e depois transferir essas empresas para quem quer trabalhar”, disse.

Ikea, Apple, IBM, Volkswagen e o já citado McDonald’s são algumas das mais de 60 companhias que a Rússia tem na lista de empresas a se nacionalizar, de acordo com o jornal russo Izvestia.

O Washington Post acrescenta que fontes do governo argumentam que a Rússia pode ignorar patentes de empresas de outros países se Moscou as considerar hostis.

Em uma carta a sua equipe, o presidente e CEO do McDonald’s, Chris Kempckinski, justificou que o fechamento de restaurantes é uma medida correta porque a empresa não pode ignorar o sofrimento desnecessário que está sendo causado à população ucraniana.

‘Food trucks’ de matrioskas ao lado do McDonald’s fechado

Enquanto o Tio Vânia se prepara para abrir, 16 food trucks já foram instalados em Moscou perto do McDonald’s fechado, anunciou nesta quinta-feira Alexi Nemeriuk, chefe do departamento de comércio e serviços da capital.

“Durante os três dias do festival da primavera da Crimeia – que acontece neste fim de semana – foram instalados 16 food trucks em Moscou. Não só existem em forma de matrioska, como também há outros modelos. Eles se estabeleceram ao lado dos restaurantes do McDonald’s e servirão hambúrgueres e panquecas”, disse ele à agência de notícias de Moscou.

Neste vídeo publicado pela agência russa, você pode ver os food trucks em forma de boneca russa e os outros modelos, como vans em forma de cachorro-quente.


Leia também


Últimas notícias