Trabalho

OIT escolhe amanhã seu novo diretor-geral: eleição tem cinco candidatos

Representação dos trabalhadores dá apoio a candidato do Togo, que seria o primeiro diretor africano da organização. E o Brasil deve votar em um pró-empregadores

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Muriel Pénicaud, Greg Vines, Gilbert Houngbo, Kang Kyung-wha e Mthunzi Mdwaba: novo diretor da OIT será conhecido nesta sexta

São Paulo – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) escolherá nesta sexta-feira (25) o seu 11º diretor-geral. Cinco candidatos, três homens e duas mulheres, se habilitaram para a disputa. A posse será realizada em 1º de outubro.

Os candidatos são Gilbert Houngbo (Togo), Kang Kyung-wha (Coreia), Mthunzi Mdwaba (África do Sul), Muriel Pénicaud (França) e Greg Vines (Austrália). Um deles irá substituir o inglês Guy Ryder, no comando desde 2012. Dos 10 diretores até hoje, apenas um não foi europeu ou norte-americano: o chileno Juan Somavia, que permaneceu no cargo de 1999 a 2012. Já Ryder, sindicalista de origem, foi eleito com apoio da representação dos trabalhadores.

Apoio dos sindicatos

Agora, os trabalhadores decidiram apoiar a candidatura de Houngbo. Ex-primeiro-ministro de Togo, ele preside o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Seria o primeiro diretor africano da OIT.

Já o governo brasileiro, por sua vez, deverá votar no candidato sul-africano, vinculado aos empregadores – que não tem apoio do próprio país de origem. Nos últimos anos, o Brasil chegou a integrar listas elaboradas por peritos, por suspeita de violação de direitos trabalhistas.

Rodadas de votação

Entre os demais candidatos, o australiano Greg Vines é advogado e servidor público. Consultor empresarial e advogado especializado em propriedade intelectual, Mdwaba tem apoio dos empregadores. Muriel foi ministra do Trabalho e agora representa a França na Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). E Kang Kyung-wha foi a primeira mulher a ocupar o Ministério das Relações Exteriores de seu país.

Assim, pelas regras da OIT, os integrantes do Conselho de Administração participam de várias rodadas de votação, em que o candidato com menos votos vai sendo eliminado. Isso até que um deles obtenha mais da metade do total. O colegiado tem 56 membros titulares, 28 dos governos, 14 dos empregadores e 14 dos trabalhadores. Dessa forma, com 187 Estados membros, a OIT é a única organização tripartite das Nações Unidas.


Leia também


Últimas notícias