Novos ares

Boric diante de Allende: expectativa de mudanças na política do Chile

Com apuração quase concluída, socialista sobe para quase 56% dos votos válidos, chegando a 60% em Santiago. Hoje, ele reuniu-se com Piñera

Reprodução Twitter
Reprodução Twitter
Boric contempla busto de Allende: 'Pensando em quem veio antes de nós'

São Paulo – Um dia depois de eleito presidente do Chile, Gabriel Boric foi a um local que não poderia ser mais simbólico: o Palácio de La Moneda, sede do governo. Ele esteve lá, nesta segunda-feira (20), a convite de Sebastián Piñera. E contemplou, entre outras, a imagem de Salvador Allende, presidente socialista eleito em 1970 e derrubado em um golpe de Estado em 11 de setembro de 1973. Allende suicidou-se no próprio palácio.

“Quando estive diante do busto de Salvador Allende, pensei naqueles que, como eu, vieram antes de nós. Seus sonhos de um Chile melhor são os que vamos seguir construindo, com todos vocês”, escreveu Boric em rede social. Ele tomará posse em 11 de março. Exatamente um mês antes, completará 36 anos. Será o mais jovem presidente de seu país.

Piñera e Boric, ainda ontem: contra ‘guerras fratricidas’ (Foto: Governo do Chile)

Como é de tradição, após a confirmação do resultado, o atual presidente transmitiu os cumprimentos ao eleito. “A história nos ensinou que quando recorremos aos caminhos da unidade, da paz, do diálogo, da colaboração e dos acordos, o Chile e os chilenos vão bem. Quando nos dividimos em guerras fratricidas, as coisas sempre terminam mal”, afirmou o conservador Piñera, ainda ontem, ao convidar Boric para uma “reunião de trabalho” no dia de hoje.

Com 99,99% das urnas apuradas, Boric tem 4.620.671 votos, 55,87% dos válidos. Seu adversário, José Antonio Kast, de extrema direita, tem 3.649.647 (44,13%). Os votos em branco somam 23.944 (0,29%) e os nulos, 70.272 (0,84%). Na região metropolitana de Santiago, a vantagem sobe para 60,33%, ante 39,67%.


Leia também


Últimas notícias