Perfil

‘El Hombre’ é o primeiro líder máximo de Cuba nascido após a revolução

Miguel Díaz-Canel, presidente do país caribenho desde 2018, foi eleito primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba

(twitter/Partido Comunista de Cuba)
(twitter/Partido Comunista de Cuba)
Miguel Díaz-Canel durante o congresso que o elegeu como primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba

São Paulo – O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, foi eleito nesta segunda-feira (19), durante o VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba, primeiro-secretário da legenda. Ele entra no lugar de Raúl Castro que, prestes a completar 90 anos (em junho), renunciou na sexta-feira (16) ao cargo que exercia desde 2011, após substituir o irmão mais velho Fidel Castro. Além de Raúl, José Ramón Machado Ventura e Ramiro Valdés, líderes históricos do partido, também deixaram os cargos.

Miguel Díaz-Canel, cujo nome completo é Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, é o 17º presidente daquele país, eleito em 19 de julho de 2018 também após renúncia de Raúl Castro. Fez carreira no partido, já tendo ocupado a vice-presidência do Conselho de Ministros para a Ciência, Educação, Esportes e Cultura. Ele completou 61 anos nesta terça-feira (20).

(twitter/PartidoPCC)
Miguel Díaz-Canel e Raúl Castro

Chamado de  “El Hombre” pelos cubanos devido à proximidade com o povo, ganhou popularidade no período em que foi primeiro secretário do partido na região de Villa Clara e pela atuação como vice-presidente nas catástrofes seguidas a furacões como o Matthew, em 2016.

Villa Clara, rock e Havana

Nascido em 1960, é o primeiro líder máximo do Partido Comunista de Cuba não pertencente à família Castro e também o primeiro nascido após a revolução cubana. Assim, desponta como símbolo maior de um processo de renovação das gerações preparadas para seguir liderando o país dentro do modelo socialista implantado pelo levante liderado por Fidel na década de 50. Sendo assim, Cuba não deve passar por nenhuma mudança na estrutura política ou econômica. A ilha caribenha seguirá unipartidária e com a economia planificada com o Estado no comando, com espaço aberto para o setor privado apenas como um complemento cooperativo.

Miguel Díaz-Canel nasceu em 20 de abril de 1960 na província de Villa Clara, município de Placetas e é engenheiro eletrônico. Tem dois filhos de um primeiro casamento e atualmente é casado com Lis Cuesta, professora universitária de cultura cubana.

Ao final dos anos 1980 entrou para a União de Jovens Comunistas e, de 1994 a 2003, passou a ser secretário do partido na província onde nasceu, a maior autoridade política local. Nesse período, destacou-se pela simplicidade e por reviver um centro cultural muito frequentado por homossexuais num momento em que ainda havia preconceitos oficiais contra eles. Também promoveu festivais de rock, estilo musical até então pouco aceito no país.

A seguir, chamando a atenção de Raúl Castro, foi enviado como secretário do partido à província de Holguín. Em 2009, já em Havana, foi alçado a titular do Ministério da Educação; três anos mais tarde chegou à vice-presidência do Conselho de Ministros e, em 2013, acumulou o cargo de vice-presidente do Conselho de Estado, cargo que ocupou até chegar à presidência.

Leia também


Leia também


Últimas notícias