Disputa

EUA: Biden se aproxima de maioria no Senado com vitória democrata na Geórgia

Raphael Warnock bateu republicana Kelly Loeffler, e, na segunda vaga em disputa, democrata é franco favorito, já que ainda faltam apurar votos dos subúrbios de Atlanta

Divulgação
Divulgação
Raphael Warnock se tornou o primeiro senador negro eleito pelo Estado da Geórgia

OperaMundi – O candidato ao Senado pelo Partido Democrata pela Geórgia, Raphael Warnock, venceu a disputa eleitoral contra a republicana Kelly Loeffler no fim da noite desta terça-feira (5). Com 98% apurados, Warnock obteve 50,6%, contra 49,4% de Loeffler, uma diferença irreversível. O resultado aproxima os democratas, partido do presidente eleito Joe Biden, da maioria no Senado. A agremiação já controla a Câmara e, a partir de 20 de janeiro, a Casa Branca

Com a vitória, Warnock será o primeiro senador negro eleito pelo estado do sul e se tornou primeiro democrata a vencer a disputa na Geórgia em mais de 20 anos. “Geórgia, estou honrado pela confiança que vocês depositaram em mim. Irei ao Senado para trabalhar por todos os georgianos”, disse o reverendo.

Além disso, a vitória de Warnock faz com que o Senado tenha 49 democratas e 50 republicanos, deixando a definição da maioria para a última disputa, entre o democrata Jon Ossoff e o republicano David Perdue.

A esta altura da apuração, Ossoff é franco favorito para vencer – tal como ocorreu na eleição geral, a maioria dos votos ainda a apurar é das regiões suburbanas de Atlanta e Savannah, onde os democratas são muito fortes. O jornal The New York Times dá a Ossoff 95% de chances de vitória.

Quando o triunfo de Ossoff se confirmar, o Senado voltará para o comando democrata, já que, em caso de eventual empate em votações, o voto de minerva será dado pela vice-presidente Kamala Harris.

A Geórgia está indo às urnas novamente porque, na disputa de 3 de novembro, nenhum dos quatro candidatos conseguiu obter 50% dos votos dos cidadãos.

Duro golpe contra Trump

Segundo dados do Estado, mais de três milhões de cidadãos votaram de maneira antecipada – cerca de 40% daqueles que têm direito ao voto. Caso a vitória dos dois democratas seja confirmada, esse seria mais um duro golpe contra Trump em um estado que era dominado pelos republicanos há décadas.

Nas eleições de novembro, o republicano foi derrotado e sempre alegou, sem conseguir comprovar, que houve fraude nos resultados. No fim de semana, um áudio publicado pelo jornal The Washington Post mostrou Trump pressionando o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, para “encontrar” votos a seu favor e reverter os resultados das urnas

(*) Com Ansa


Leia também


Últimas notícias