Reta final

Com resultado da Geórgia, Biden se aproxima da vitória nos EUA

Biden assumiu a liderança no estado, com mais de 98% dos votos já apurados. Com acusações falsas de fraude, discurso de Trump é interrompido por tevês

Pixabay
Pixabay
Joe Biden e o ex-presidente Barack Obama: democratas perto de recuperar a presidência dos EUA

São Paulo – O candidato democrata Joe Biden ultrapassou o presidente Donald Trump no estado da Geórgia e está mais perto da vitória na disputa pela presidência dos Estados Unidos. Biden assumiu a liderança no estado nesta sexta-feira (6), com mais de 98% dos votos no estado já apurados, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

Trump manteve a liderança durante a maior parte da apuração no estado, e chegou a declarar vitória sobre Biden na Geórgia poucas horas após o fechamento das urnas. A Geórgia é um estado tradicionalmente republicano que dá direito a 16 votos no colégio eleitoral. A última vez que os democratas levaram a Geórgia nas eleições presidenciais foi em 1992, quando o estado ajudou a eleger Bill Clinton.

Caso Biden vença no estado, acumulará 269 delegados, ficando a apenas um delegado da vitória no colégio eleitoral e efetivamente impedindo que Trump alcance os 270 votos necessários para a reeleição. Seguem indefinidos os estados do Arizona, Nevada, Pensilvânia, Carolina do Norte e Alasca.

Em discurso na noite de quinta, Trump acusou autoridades eleitorais em estados governados pelos democratas de estarem fraudando as eleições, mas não apresentou provas. O republicano, que fez uma campanha marcada por ataques à credibilidade do sistema eleitoral americano, agora aciona a Justiça em diversos estados para tentar invalidar votos enviados por correio.

Acusações falsas

Durante o pronunciamento de Trump, as emissoras alertaram para a falta de embasamento nas acusações feitas pelo republicano. As transmissões das emissoras ABC, NBC e MSNBC tiveram jornalistas interrompendo o discurso de Trump para alertar que o presidente sustentava afirmações falsas.

Na NBC, o âncora Lester Holt fez a checagem de fatos, ao vivo, enquanto Trump se pronunciava. Ele entrou no ar para alertar o público sobre o pronunciamento com acusações falsas sobre fraude. “Precisamos interromper aqui porque o presidente Trump enumerou uma série de alegações falsas sobre fraude nas eleições. Não há evidência de qualquer indício de fraude e nem mesmo sua campanha conseguiu provar isso”.

Com informações do UOL e da Folha de S.Paulo

Confira o momento em que Trump é interrompido na tevê:


Leia também


Últimas notícias