Pela primeira vez

Olimpíadas de Tóquio são adiadas para 2021

Em decisão inédita, governo japonês e COI anunciam primeiro adiamento da história do maior evento esportivo mundial, incluindo os Jogos Paralímpicos

COI/Divulgação
COI/Divulgação
Sonho adiado: coronavírus obriga organizadores e atletas a aguardar até o ano que vem para a competição esportiva na capital japonesa

São Paulo – O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou nesta terça-feira (24) o adiamento para 2021 das Olimpíadas de Tóquio, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Os jogos seriam disputados na capital japonesa daqui a quatro meses, a partir de 24 de julho.

É a primeira vez que o evento sofre adiamento. Em três ocasiões – 1916, 1940 e 1944 –, as Olimpíadas foram canceladas, devido às guerras mundiais.

A decisão foi anunciada após uma teleconferência entre o o presidente da entidade, Thomas Bach, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. Os Jogos Paralímpicos, que seriam disputados em seguida, a partir de 25 de agosto, também foram adiados.

“Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da 32ª Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional “, anunciou o COI.

Ainda segundo a entidade, a primeira edição do maior evento esportivo do mundo – e que pela primeira vez acontecerá em um ano ímpar – continuará sendo chamada oficialmente de Tóquio-2020.

Thomas Bach, presidente do COI

A decisão do COI enfrentou resistências. Questionada, a entidade já havia dado diversas declarações de que não tomaria “medidas drásticas” acerca do adiamento das competições e de que mantinha esperanças de que a situação se normalizasse a tempo de a programação ser cumprida.

Alguns rituais tradicionais dos Jogos já haviam sido iniciados. Caso da chama olímpica, que iniciaria seu trajeto pelo Japão a partir da próxima quinta-feira (26). Segundo o COI, o fogo que simboliza o evento permanecerá no Japão – aceso – até que seja restabelecido o calendário para o evento.

Anúncio oficial do Comitê Olímpico Internacional oficializa adiamento dos Jogos de Tóquio


Leia também


Últimas notícias