Eleições nos EUA

Bernie Sanders vence primária de New Hampshire

Pete Buttigieg fica em segundo lugar e a senadora Amy Klobuchar obtém a terceira posição. Elizabeth Warren e Joe Biden não conseguem delegados no estado

Sanders em seu discurso da vitória em New Hampshire: o "início do fim" para Donald Trump

São Paulo – O senador de Vermont Bernie Sanders venceu a primária de New Hampshire, segundo as projeções baseadas em 87% das urnas apuradas até o início da manhã desta quarta-feira (12). Com 25,7% dos votos, ele supera o prefeito de South Belt Pete Buttigieg, que tem a essa altura 24,4% e a senadora Amy Blobuchar, que obtém um surpreendente terceiro lugar com aproximadamente 19,8%.

“Esta vitória aqui é o começo do fim para Donald Trump”, disse Bernie Sanders em seu discurso em Manchester, New Hampshire. “Não importa quem vença – e certamente esperamos que sejamos nós – vamos nos unir e derrotar o presidente mais perigoso da história moderna deste país.”

A senadora de Massachusetts Elizabeth Warren aparece com 9,3% e o ex-vice-presidente Joe Biden com 8,4%. Embora ambos tenham tido desempenho abaixo do esperado no início da campanha, isso não deve significar que qualquer um dos dois, ex-líderes em pesquisas nacionais, desista da candidatura antes da chamada Super-Terça, quando boa parte dos estados define seus candidatos.

Mesmo sem obter delegados em New Hampshire, os dois apostam em uma mudança nas próximas duas prévias, em Nevada e Carolina do Sul. “Ambos os estados não tiveram muitas pesquisas recentes – no caso de Nevada, não houve novas pesquisas desde janeiro –, então, como candidatos como Klobuchar ou Buttigieg podem se dar conta de que há um mistério. A única coisa que está clara? A corrida está realmente aberta e, apesar de dois candidatos (Andrew Yang e Michael Benett) terem desistido hoje à noite, não parece que as coisas estão prestes a se acertar tão cedo”, aponta a editora de política do site FiveThirtyEight Sarah Frostenson.

Já o analista Geoffrey Skelley aponta que as performances de Buttigieg e Klobuchar podem favorecer o senador de Vermont. “A ascensão de Klobuchar poderia ser boa para Sanders, porque aumentará ainda mais a disputa na faixa moderada/ de centro-esquerda”, pontua. “Por outro lado, quem sabe onde estaremos em três semanas quando a Bloomberg se tornar um fator real na votação?”, fazendo referência ao ex-prefeito de Nova York que vai concentrar esforços nos estados da chamada Super-Terça.

Dos 24 delegados de New Hampshire, Sanders e Buttigieg ficam com nove cada um e seis vão para Klobuchar. Somando os resultados de Iowa, Buttigieg tem 23 delegados; Sanders, 21; Warren tem oito; Klobushar, seis, e Biden, cinco.

Leia também

Últimas notícias