Imigração

Trump mantém filhos de imigrantes separados das famílias em condições precárias

Diante de denúncias da ONG ProPublica, que divulgou um áudio com crianças implorando por ajuda e agentes de segurança ironizando o desespero, Unicef classificou política dos EUA como 'abuso infantil'

latuff

Trump vem afirmando que não vai mudar sua política de intolerância

São Paulo – Centenas de crianças filhas de imigrantes estão separadas de seus pais nos Estados Unidos por conta da política de tolerância zero do presidente do país, Donald Trump, contra a imigração ilegal. De acordo com informações de agências internacionais, as condições são as piores possíveis. A organização não-governamental ProPublica teve acesso ao áudio de um desses locais no estado do Texas, sul dos Estados Unidos. Nele, é possível ouvir gritos de crianças e agentes norte-americanos ironizando a situação. “Temos uma orquestra aqui”, diz um deles.

Desde abril, cerca de 2.300 crianças já foram separadas de seus pais nos Estados Unidos. A estimativa é que a maioria delas tenha entre quatro e 10 anos. Ao final da gravação obtida pela ONG, uma criança implora para que alguém a ajude a ligar para sua tia e é atendida. A ProPublica ligou para essa mulher, que relatou o que ouviu de sua sobrinha, de seis anos, presa pelo governo Trump. “Ela me disse: ‘eu prometo que vou me comportar, mas por favor me tire daqui. Estou sozinha’”. A tia, imigrante de El Salvador, disse que aquele foi “o momento mais difícil” de sua vida.

As crianças não possuem camas, apenas sacos de dormir. “Eu sei que ela não é uma cidadã norte-americana. Mas ela é um ser humano. Ela é uma criança”, completou a tia da pequena presa. Os mantimentos são precários: garrafas de água e sacos de salgadinhos. As luzes ficam acessas 24 horas por dia. Diante do horror relatado, o Fundo das Nações Unidas para a Criança (Unicef) pediu o fim imediato do que chamou de “abuso infantil”.

“Pensar que um Estado pretende dissuadir os pais (de entrar ilegalmente no país) ao infligir tal abuso sobre as crianças é inadmissível”, disse o alto-comissário das Nações Unidas para Refugiados, Zeid Ra’ad al-Hussein. “Estou profundamente preocupado pelas políticas adotadas nos Estados Unidos que castigam as crianças pelas ações de seus pais (…) Insto os Estados Unidos a acabarem imediatamente com a prática de separar à força estas crianças e apelo ao governo para que ratifique finalmente a Convenção sobre os Direitos da Criança, a fim de assegurar que os direitos fundamentais de todos os menores, qualquer que seja o seu estatuto administrativo, estejam no centro de todas as leis nacionais”, completou.

O horror fica completo com a reação de Trump. O republicano vem afirmando incessantemente via redes sociais que não vai mudar sua política de intolerância. Ele ainda vem cobrando o Congresso para que mude as leis e endureça ainda mais a política contra imigrantes. “Nós precisamos prender pessoas que entram no nosso país ilegalmente”, disse o presidente em seu perfil do Twitter. “Agora é a melhor oportunidade para que o Congresso mude as ridículas e obsoletas leis de imigração. Façam isso, tendo sempre em mente que precisamos ter uma política de fronteira forte”, disse em outro texto.

Ouça o áudio: