pleito contestado

OEA propõe novas eleições em Honduras

Devido a inúmeras fraudes e margem estreita de votos, Organização dos Estados Americanos diz que realização de nova votação é o 'único caminho possível' para o povo hondurenho

PRES HN

Atual presidente, Juan Hernández, foi declarado vencedor, mas OEA e oposição contestam

São Paulo – Em comunicado publicado neste domingo (17), o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, afirmou ser  “impossível” determinar com certeza o vencedor das eleições em Honduras, devido a inúmeras irregularidades e deficiências técnicas, e pediu a realização de nova votação popular. 

“O único caminho possível para que o vencedor seja o povo de Honduras é uma nova eleição geral, dentro do marco do mais estrito respeito ao Estado de Direito, com as garantias de um TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) que goze de capacidade técnica e de confiança da cidadania e dos partidos políticos”, diz o comunicado da OEA.

Também no domingo (17), o TSE proclamou que o atual presidente Juan Orlando Hernández foi o vencedor do pleito com 42,95% dos votos, contra 41,24% do candidato da Aliança de Oposição contra a Ditadura, Salvador Nasralla.

A decisão foi rejeitada pela Aliança, que convocou a “mobilização imediata” por causa dos indícios de fraude eleitoral, e também pela OEA, que afirmou que o ciclo eleitoral que o TSE disse ter se encerrado não pode assim ser considerado.

Dentre as irregularidades, a OEA aponta intromissões humanas “deliberadas” no sistema de apuração, eliminação intencional de rastros digitais, urnas violadas ou sem atas, entre outras, que, somadas à estreita margem que separa os candidatos, “tornam impossível determinar com a necessária certeza o ganhador”. 

 

 

Leia também

Últimas notícias