violento

Furacão Irma causa mortes e estragos em chegada à Florida

Milhares de casas ficam sem energia elétrica e 3 morrem nas primeiras horas do furacão em território dos EUA. Antes, ventos causaram tragédias em Cuba e em outros países do Caribe

Gerben van Es/Mediacentrum Defensie

Ilha caribenha de Saint Marteen sofre as consequências da passagem do Irma: prejuízos e oito mortes

São Paulo – O poderoso furacão Irma, cujo olho chegou na manhã deste domingo (10) às ilhotas da Flórida, já fez pelo menos três mortos e deixou sem fornecimento elétrico mais de 800 mil casas e escritórios no estado. Um homem morreu no sábado (9) quando a caminhonete que conduzia sofreu um acidente no condado de Monroe, onde se encontram as ilhotas, após perder o controle do veículo devido a um golpe de vento. Segundo a emissora de televisão ABC, outras duas pessoas morreram em um acidente no condado de Hardee, no interior da Flórida, devido às fortes chuvas provocadas pelo furacão.

Por volta de 9h (horário local, 10h de Brasília) 825 mil clientes das companhias fornecedoras de energia estavam sem eletricidade, segundo o Escritório de Gestão de Emergências da Flórida. As informações são da agência Efe.

O condado mais afetado é Monroe, onde ficam as ilhotas e uma parte da costa do sudoeste da Florida, região atingida por ventos máximos constantes de 215 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.

Outro condado afetado é Miami-Dade, o mais povoado da Flórida, onde quase meio milhão de imóveis seguiam sem energia elétrica até o meio-dia (de Brasília). Também foram fortemente atingidos pelo Irma os condados de Broward, onde se encontra Fort Lauderdale, e Madison, ao norte do estado.

Após deixar Cuba no sábado (9), e ter feito pelo menos 25 mortos e consideráveis danos materiais no Caribe, o furacão se desloca a uma velocidade de 13 quilômetros por hora.

Com reportagens da ABr