Barbárie nos EUA

Charlottesville: uma pessoa morre após protesto de supremacistas brancos

Um carro atropelou manifestantes que se opuseram ao grupo de extrema-direita, resultando em vários feridos

Reprodução

Marcha “Unir a direita” foi convocada por supremacistas brancos

São Paulo – O governador da Virgínia declarou na tarde deste sábado (12) estado de emergência em Charlottesville, após a cidade, localizada a 160 quilômetros de Washington, ter presenciado a maior manifestação de extrema-direita dos últimos anos nos EUA. Um carro atropelou pelo menos dez pessoas que se opuseram ao grupo que se manifestou, resultando em vários feridos. Há registo de pelo menos uma morte, segundo a prefeitura.

A marcha “Unir a direita” foi convocada por supremacistas brancos e vários dos participantes carregavam bandeiras nazistas. A justificativa para a reunião foi protestar contra a retirada da estátua do general confederado Robert E. Lee de um dos parques da cidade, que foi cenário no mês passado de um outro protesto, bem menor, de membros da organização racista Ku Klux Klan.

Durante a marcha, diversos gritos de cunho racista, xenófobo, homofóbico e antissemita deram a tônica, como “Um povo, uma nação, acabar com a imigração”. No decorrer do protesto, o grupo encontrou outra manifestação contrária à presença do monumento na cidade e os confrontos começaram.

Em meio ao conflito, um homem atropelou diversas pessoas que protestavam contra a marcha, pouco depois da decretação do estado de emergência pelo governador Terry McAuliffe. De acordo com o prefeito Mike Signer, uma pessoa morreu em decorrência do atropelamento.

Em sua conta no Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, condenou “tudo o que representa o ódio” em mensagem na qual não se referiu especificamente ao episódio. “Devemos estar todos unidos e condenar tudo o que representa o ódio. Não há lugar para esse tipo de violência nos EUA. Vamos nos unir como um só”, afirmou.

Leia também

Últimas notícias