américa do sul

Presidente colombiano se reúne com opositores e diz que paz está próxima

'Nós vamos alcançar uma paz estável, duradoura e com um apoio mais amplo dos cidadãos', afirma Juan Manuel Santos. Encontro teve a presença do ex-presidente Álvaro Uribe

Sara Rojas/Flickr CC

Presidente ressaltou que pretende atender as propostas de ajuste ao acordo o máximo possível

Deutsche Welle, via Opera Mundi – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, expressou otimismo ontem (5), após uma reunião com líderes da oposição ao acordo de paz assinado entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), incluindo o ex-presidente Álvaro Uribe.

“A paz na Colômbia está perto e nós vamos alcançar uma paz estável, duradoura e com um apoio mais amplo dos cidadãos”, disse Santos.

Na reunião, foi estabelecida a criação de comissões para tratar de questões que os opositores rejeitaram no acordo e buscar uma solução para o impasse. “Ouvimos durante quatro horas com muita atenção as suas preocupações. Todas elas e outras que não foram abordadas serão analisadas”, disse Santos.

O presidente ressaltou que pretende atender as propostas de ajuste ao acordo o máximo possível. Ele acrescentou que a decisão procura não só encontrar um caminho para estabelecer a paz, mas sim fortalecê-la.

Uribe também avaliou positivamente o encontro e disse que Santos está disposto a fazer mudanças. “É melhor conseguir a paz para todos os colombianos do que um acordo somente para a metade da população”, acrescentou.

O ex-presidente solicitou ainda que a ONU continue acompanhando o processo de paz no país. “Pedimos que as Nações Unidas acompanhem esta nova etapa da democracia colombiana, porque o resultado de domingo rejeitou o acordo, mas reafirmou o desejo unânime de paz”, declarou.

A opção pelo “não” foi a vencedora no plebiscito de domingo sobre o acordo de paz com as Farc, com 6.431.376 votos, 50,21% do total, enquanto o “sim” obteve 6.377.482, que correspondem a 49,78%.


Leia também

Últimas notícias