humanamente

França instala primeira sala projetada para consumo assistido de drogas

Espaço em Paris é considerado uma porta que se abre para acolher pessoas que estão em situação de dependência total. Objetivo é evitar doenças e overdoses

TVT/REPRODUÇÃO

‘Sala de shoot’ tem capacidade para receber por dia cerca de 100 pessoas, obrigatoriamente maiores de idade

São Paulo – Um hospital de Paris inaugurará hoje (14) a primeira sala do país para consumo de drogas injetáveis em condições adequadas de saúde, a chamada “sala de shoot“. A decisão da prefeita da capital francesa, Anne Hildalgo, é criticada por moradores dos arredores, mas aplaudida por profissionais da saúde.

Segundo a ministra da Saúde, Marisol Touraine, os objetivos são evitar doenças e overdoses, além de promover a inclusão social. Já a prefeita considera que o espaço é uma porta que se abre para pessoas que estão em situação de impotência total, e que agora podem ser acompanhadas e aconselhadas.

A “sala de shoot” é uma das promessas de campanha do presidente francês, François Hollande. O primeiro local de atendimento está localizado em um hospital próximo da estação de trem Gare du Nord – que liga Paris a Londres. A região é uma das mais afetadas pelo consumo de drogas. Nas proximidades do local, os moradores protestam contra o tratamento dos dependentes.

A sala de tratamento tem capacidade para receber por dia cerca de 100 pessoas, obrigatoriamente maiores de idade. Serão 20 médicos, educadores, assistentes sociais e agentes de segurança para trabalhar no atendimento.

Assista à reportagem da TVT:

Leia também

Últimas notícias