nomeação

Português António Guterres será secretário-geral da ONU a partir de 1º de janeiro

António Guterres foi escolhido pelo Conselho de Segurança da ONU para ocupar o cargo por dez anos. Ele substituirá sul-coreano Ban Ki-moon

wikicommons

Guterres foi Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados durante dez anos

São Paulo – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu hoje (5) o português António Guterres como novo secretário-geral. Ele vai suceder o sul-coreano Ban Ki-moon, que está à frente da entidade desde 2007. Ex-primeiro ministro de seu país pelo Partido Socialista, Guterres inicia seu mandato de dez anos a partir de 1º de janeiro de 2017. Será a primeira vez em 36 anos que um europeu ocupará o cargo.

O Conselho de Segurança formaliza amanhã o nome do português, conforme comunicado da Rússia, que preside o órgão no momento. Participaram da escolha os 15 países membros do conselho, sendo que dez são rotativos e cinco permanentes: Rússia, Estados Unidos, China, Reino Unido e França. Essa distinção é importante, pois apenas estes países poderiam vetar a nomeação de Guterres.

A escolha vem de um longo processo de avaliação. Em julho, o nome de Guterres já havia sido aprovado de forma extraoficial pelo conselho. Na ocasião, os 12 candidatos ao cargo foram analisados e cada um dos 15 países votaram entre as seguintes opções: “encorajar”; “desencorajar”; “não opinar”. O português então recebeu 12 votos em seu favor e três abstenções.

Concorreram com ele o ex-presidente da Eslovênia Danilo Turk, a ministra das Relações Exteriores da Bulgária e diretora geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Irina Bokova Bokova, a chanceler da Argentina, Susana Malcorra, a diplomata costa-riquenha Christiana Figueres, a ex-ministra das Relações Exteriores da Moldávia Natalia Gherman, o ministro das Relações Exteriores de Montenegro, Igor Luksic, a ex-chanceler da Croácia Vesna Pusic, a ex-premiê da Nova Zelândia Helen Clark, o ex-chanceler da Macedônia e ex-presidente da Assembleia Geral da ONU Srgjian Kerim, o ex-ministro das Relações Exteriores da Sérvia Vuk Jeremic e o chanceler da Eslováquia, Miroslav Lajcak.

Ao informar a escolha de Guterres para o cargo, a Rússia ressaltou a importância da rotatividade continental das nacionalidades dos secretários-gerais. Desde 31 de dezembro de 1981 um europeu não ocupa o assento máximo das Nações Unidas, quando o austríaco Kurt Waldheim deixou a ONU. Desde então, passaram pelo cargo um peruano, um egípcio, um ganense e um sul-coreano.

Guterres iniciou sua carreira política em 1973, quando aderiu ao Partido Socialista. Foi deputado na Assembleia da República em 1976, onde atuou ate a década de 1990. O português presidiu a Internacional Socialista entre 1995 e 2000, e foi primeiro ministro de Portugal entre 1995 e 2002. Em 2005, foi nomeado para o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, que exerceu por dez anos.

Leia também

Últimas notícias