EUA

Hillary é nomeada candidata do Democrata à presidência

Ex-secretária de Estado se torna primeira mulher candidata à Presidência do país por um grande partido; Sanders cedeu votos de seus delegados em prol de unidade

Gage Skidmore/Flickr CC

Hillary já havia alcançado os votos dos 2.383 delegados necessários para se tornar a candidata do partido

Opera Mundi – A ex-secretária de Estado e ex-senadora Hillary Clinton foi oficialmente nomeada ontem (26) a candidata do Partido Democrata norte-americano para as próximas eleições presidenciais, programadas para novembro. Hillary se torna, assim, a primeira mulher candidata à Presidência dos EUA por um dos dois grandes partidos do país.

A nomeação foi oficializada na convenção nacional do partido, iniciada segunda-feira (25) na Filadélfia, no Estado da Pensilvânia.

Hillary já havia alcançado os votos dos 2.383 delegados necessários para se tornar a candidata do partido, mas eles foram oficialmente contados ontem, após as defesas das candidaturas do senador por Vermont Bernie Sanders e da ex-secretária de Estado por congressistas democratas. Os delegados declararam os votos de seus estados, divididos entre os dois pré-candidatos que chegaram até a última etapa das primárias da legenda.

Após a contagem, Sanders, presente na convenção, agiu em prol da unidade que havia pedido em seu discurso na primeira noite da convenção e cedeu a Hillary os votos dos delegados que apoiavam sua candidatura. Ele pediu a suspensão dos procedimentos oficiais em prol da proclamação unânime da candidatura da ex-secretária de Estado, que acompanha a convenção de sua casa, em Nova York. O discurso de Hillary está programado para amanhã (28), no encerramento do evento.

A nomeação de Hillary se dá em meio aos esforços dos oficiais democratas para conter a insatisfação dos apoiadores de Bernie Sanders após o vazamento de emails trocados entre a cúpula do partido. As mensagens revelaram que oficiais do comitê central democrata discutiram maneiras de enfraquecer a campanha de Sanders em favor de Hillary.

primeiro dia da convenção foi marcado pelas vaias e os cantos de “Bernie, Bernie” entoados pelos apoiadores do senador diante das menções a Hillary e à necessidade de união em prol da vitória democrata. O próprio Sanders enviou uma mensagem aos delegados estaduais que o apoiam pedindo que buscassem conter os ânimos do público no ginásio onde acontece a convenção.

Barack Obama, presidente norte-americano, Joe Biden, vice-presidente, e Tim Kaine, candidato a vice na chapa de Hillary, comparecem hoje à convenção.

Leia também

Últimas notícias