estados unidos

Em encerramento de convenção, Trump diz ser ‘candidato da lei e da ordem’

Ao aceitar nomeação do partido para concorrer a eleições presidenciais, republicano disse que legado da rival Hillary Clinton é de 'morte' e 'destruição'

donald trump/facebook

‘Vamos construir um grande muro para pôr fim à imigração ilegal, às quadrilhas e à violência’, disse Trump

Opera Mundi – O magnata Donald Trump afirmou ontem (21) ser o candidato “da lei e da ordem” para os Estados Unidos, ao receber a nomeação republicana na Convenção do Nacional do partido. Em seu discurso, ele disse que a democrata Hillary Clinton tem um legado de “morte, destruição, terrorismo e fraqueza” como secretária de Estado norte-americana.

Nos 75 minutos de seu pronunciamento no encerramento da Convenção Republicana em Cleveland (Ohio), Trump afirmou ao público que “a segurança será restaurada” se ele chegar à presidência do país.

“Na corrida para a Casa Branca, eu sou o candidato da lei e da ordem”, declarou Trump. O empresário disse também ser a “voz” dos “homens e mulheres esquecidos” de seu país.

“Me levanto todos o dias com a determinação de servir àqueles que encontrei por todo o país que foram esquecidos, ignorados e abandonados”, prosseguiu Trump, em discurso várias vezes interrompido por palmas e gritos dos delegados presentes no ginásio Quicken Loans.

“O legado de Hillary Clinton não tem que ser o dos Estados Unidos. Os problemas que enfrentamos agora – pobreza, violência em casa, morte e destruição no exterior – continuarão sempre que mantenhamos as mesmas políticas que os criaram”, disse Trump.

O republicano acusou a campanha de Hillary de ser um “títere dos grandes negócios, da elite midiática e dos grandes doadores” e disse que, com a ex-secretária de Estado na presidência, “as coisas nunca mudarão”.

“Minha mensagem é que as coisas têm que mudar”, declarou.

Os ataques chegaram também ao atual mandatário, Barack Obama, acusado de “dividir” os Estados Unidos.

“A retórica irresponsável de nosso presidente, que utilizou o púlpito para dividir-nos pela raça e pela cor, criou nos Estados Unidos um ambiente mais perigoso para todos”, declarou Trump.

Muro na fronteira

O candidato republicano afirmou também que pretende levar adiante uma de suas principais propostas, a construção de um muro na fronteira com o México.

“Vamos construir um grande muro para pôr fim à imigração ilegal, para pôr fim às quadrilhas e à violência, para impedir a entrada de drogas”, disse.

De acordo com Trump, se ele for eleito presidente, os norte-americanos “acordarão em um país onde as leis são cumpridas”.

“Vamos considerar e ser e compassivos com todo o mundo. Mas minha maior compaixão será para nossos batalhadores cidadãos. Meu plano é exatamente o oposto da política migratória radical e perigosa de Hillary Clinton. Os norte-americanos querem um respiro da imigração incontrolada”, considerou.

Leia também

Últimas notícias