retrocesso

Governo Macri notifica Telesur que deixará de ser transmitida na Argentina

'Enquanto pensamos em avançar e crescer, o governo de Mauricio Macri pretende que nós desapareçamos', disse Patricia Villegas, presidente da emissora

Telesur

Criada em 2005, a Telesur tem como acionistas a Venezuela, Cuba, Equador, Bolívia, Nicarágua e Uruguai

Opera Mundi – A Radio y Televisión Argentina (RTA), empresa estatal argentina que administra os meios de comunicação no país, enviou na terça-feira (7) uma notificação à sucursal argentina da emissora multiestatal Telesur, com sede na Venezuela, que irá retirar em 15 dias o sinal do canal da televisão aberta da Argentina.

Ontem (8), a presidente da Telesur, Patricia Villegas, criticou a medida por meio de seus perfis nas redes sociais. “Enquanto pensamos em avançar e crescer, somar e multiplicar, nunca em subtrair ou dividir, o governo de Mauricio Macri pretende que nós desapareçamos”, disse Villegas.

“Justamente numa época de comemoração e luta para jornalistas na Argentina, nos chega esta notificação”, disse a presidente da emissora no Facebook. Na publicação, Villegas utilizou as hashtags “#NoNosCallarán” (“Não irão nos calar”) e “#TelesurConArgentina”.

Segundo a RTA, a rescisão ocorrerá “com base nas necessidades de renovar a grade de nossos Sistema Experimental de Televisão Digital Terrestre e Sistema de Televisão por Satélite”. O comunicado não menciona a linha editorial da Telesur e diz que a rescisão “não impede a celebração de outros acordos futuros”.

No final de março veio a público a medida de que o governo Macri iria retirar o sinal da Telesur da televisão argentina. “Nosso país não tinha nenhuma ingerência nos conteúdos (da Telesur) nem em seu gerenciamento. Esta determinação (de retirar o sinal) está em linha com o que temos proposto para os meios públicos em termos de pluralismo e austeridade”, declarou na ocasião o ministro de Meios e Conteúdos Públicos, Hernán Lombardi.

Leia a íntegra da notificação da RTA à Telesur:

Senhores La Nueva Televisión del Sur C.A. (T.V. Sur)

Sucursal Argentina

De minha consideração:

Por meio desta, em meu caráter de encarregada judicial e administrativa da Radio y Televisión Argentina S.E. (RTA SE) e seguindo instruções expressas do meu mandante, venho comunicar aos senhores que Radio y Televisión Argentina Sociedade del Estado decidiu rescindir os Convênios de Colaboração Nº 166/10 e Nº 167/10 celebrados na ocasião com os senhores e com base em necessidades de renovar a grade de nossos Sistema Experimental de Televisão Digital Terrestre e Sistema de Televisão por Satélite, deixaremos de emitir o sinal Telesur no prazo de quinze (15) dias a partir do recebimento desta.

Quero igualmente transmitir o agradecimento de RTA SE pelo importante aporte feito pelos senhores a ambos os sistemas e manifestar que essa rescisão não impede a celebração de outros acordos futuros.

Atenciosamente,

Maria Eugenia Martinez

Leia também

Últimas notícias