eleições

Com 90% dos votos apurados, Kuczynski mantém vantagem estreita sobre Keiko no Peru

Segundo Escritório Nacional de Processos Eleitorais, candidato do Peruanos por el Kambio tem 50,52% dos votos contra 49,47% da filha de Alberto Fujimori

Andina

PPK mostrou otimismo, mas pediu cautela. Keiko disse que os números indicam um ‘empate técnico’

Opera MundiO ex-ministro do Peru e economista Pedro Pablo Kuczynski, do partido PPK (Peruanos por el Kambio), lidera a contagem de votos no segundo turno das eleições presidenciais do Peru, realizadas ontem (5).

Segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe), com 89,53% das atas eleitorais apuradas, Kuczynski tem 50,52% dos votos contra 49,7% de Keiko Fujimori, da Força Popular.

Os dados coincidem com os resultados da contagem rápida no Peru (mostra representativa da votação em todo o país, realizada com base nas atas oficiais), da empresa GFK, divulgados após o encerramento do pleito. De acordo com esse balanço, Kuczynski obteve 50,8% dos votos contra 49,2% de Keiko, que é filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000).

O chefe do Onpe, Mariano Cucho, declarou à emissora local Frequência Latina que os votos vindos do exterior deverão ser incorporados à contagem oficial hoje (6). Segundo ele, os resultados finais serão conhecidos entre sexta-feira (10) e domingo (12).

Em sua primeira aparição pública após a divulgação da contagem rápida neste domingo, Kuczynski mostrou otimismo, mas pediu cautela.

“Tomamos os resultados preliminares com otimismo, mas com modéstia. Não ganhamos ainda. Para isso temos que esperar os resultados oficiais. Nós incomodamos a ditadura”, afirmou Kuczynski em referência à sua rival.

Ele disse também seus eleitores precisam ficar “vigilantes” em relação à contagem de votos. “Temos que ser vigilantes para que não nos roubem os votos nas mesas”, afirmou.

Keiko, por sua vez, disse que os números indicam um “empate técnico” entre ela e seu concorrente.

“As cifras que vemos na televisão mostram que há um empate técnico”, declarou Keiko à imprensa no hotel Meliá, no distrito de San Isidro, em Lima. “Estamos otimistas, agradeço ao Peru (…) Quero expressar um profundo agradecimento aos representantes que desde cedo estão aí defendendo nossos votos”, complementou.

Leia também

Últimas notícias