frança

Paris tem 1º domingo de iniciativa mensal com Champs-Élysées exclusiva para pedestres

Avenida ficará sem carros no primeiro domingo de cada mês para 'trazer os parisienses de volta a este local emblemático que lhes pertence', diz prefeita Anne Hidalgo

alexandros Molakidis/Flickr CC

Fechamento ao trânsito de veículos nos 1.600 metros da Champs- Élysées teve o consenso da população

Opera Mundi – Os parisienses e turistas na capital francesa viveram ontem (8) o primeiro dia com a icônica avenida Champs-Élysées exclusiva para pedestres, iniciativa que daqui em diante se repetirá todo primeiro domingo do mês.

Assim como na Avenida Paulista em São Paulo, o trânsito intenso de carros por uma das principais vias da cidade foi substituído por pessoas a pé ou de bicicletas tirando selfies ao sol da primavera parisiense.

O fechamento ao trânsito de veículos nos 1.600 metros da Champs- Élysées, assim como da avenida Churchill entre o Petit Palais e o Grand Palais, valerá até às 20h (15h em Brasília) em uma decisão tomada com amplo consenso entre a prefeitura e os comerciantes e anunciada em janeiro.

A medida foi implementada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, com o objetivo de “trazer os parisienses para este local emblemático que lhes pertence” e reduzir a poluição na cidade. Em seu Twitter, Hidalgo saudou os ocupantes da avenida neste domingo: “Bom domingo pedestre na Champs-Élysées a todos”.

“Olha isso, é magnífico”, declarou Roger, de 67 anos, à agência de notícias AFP, enquanto apontava para os milhares de pessoas que ocuparam a avenida hoje. “Paris inteira deveria ser assim. Temos que parar de envenenar as pessoas, precisamos abrir a cidade. Temos que ter mais transporte público e táxis, não precisamos de mais carros em Paris”, afirmou.

Além da Champs-Élysées, outras nove vias públicas serão reservadas a pedestres e ciclistas todos os domingos e feriados.

Especialmente neste domingo, a avenida estava decorada com centenas de bandeiras francesas para marcar os 71 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. O presidente francês, François Hollande, e outras autoridades participaram de uma cerimônia sob o Arco do Triunfo.

Leia também

Últimas notícias