RELAÇÕES EUA-CUBA

Visita de Obama a Cuba ‘é um triunfo da América Latina e do Caribe’, diz Evo Morales

Presidente boliviano exigiu dos EUA o fim do bloqueio contra Cuba e a devolução de Guantánamo e reiterou necessidade de união na região pela democracia

Flickr/Erprofe

Evo Morales espera que visita não seja apenas um ‘show’ e que traga resultados efetivos para o povo cubano

Opera Mundi – O presidente da Bolívia, Evo Morales, saudou a visita a Cuba do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e classificou o fato como um “triunfo da América Latina e do Caribe”.

Em entrevista coletiva ontem (21), Evo destacou que espera que a visita não seja parte de um “show”. O presidente boliviano exigiu o fim do bloqueio econômico que os Estados Unidos mantêm contra a ilha há mais de 50 anos e a devolução do território de Guantánamo, ilegalmente ocupado pelos norte-americanos e onde eles mantêm a prisão de mesmo nome.

“Essa visita só será frutífera e efetiva para Cuba quando os Estados Unidos devolverem Guantánamo ao povo cubano e quando o bloqueio econômico terminar”, disse Evo, que defendeu ainda uma aproximação similar entre EUA e Venezuela.

Morales reiterou também a importância de uma reunião da  União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para defender a ordem institucional no Brasil e na Venezuela – países que passam por crises políticas e instabilidade. “É nossa obrigação defender as democracias”, disse.

Para o líder boliviano, há setores internos – impulsionados por fatores externos – por detrás dos ataques contra vários governos na região, com o objetivo de prejudicar a democracia no continente.

Evo celebrou ainda os esforços do governo colombiano para avançar nas negociações de paz com as Farc e encerrar o único conflito bélico ainda em curso na América Latina.

Sobre a eleição nos Estados Unidos, Evo Morales disse que, independente do resultado, os beneficiados serão sempre as transnacionais. “São elas (empresas) que governam para o povo norte-americano”, pontuou o chefe do Executivo da Bolívia, que citou ainda as dívidas dos EUA com os chineses. “(Os Estados Unidos) já não são uma potência, somente têm poder militar”, diz.

Leia também

Últimas notícias