Eleições EUA

Trump e Hillary ganham maior parte dos Estados em nova ‘Super Terça’; Rubio desiste

Governador de Ohio, John Kasich, ganhou no Estado e superou Trump; Rubio perdeu no Estado natal, a Flórida, e saiu da disputa pela candidatura

Hillary Clinton.com/Michael Vadon/CC Communs 2.0

Hillary voltou a criticar Trump por propor, por exemplo, proibir a entrada de muçulmanos nos EUA

Opera MundiDonald Trump, entre os republicanos, e Hillary Clinton, entre os democratas, saem das primárias de ontem (15) como os grandes vencedores da noite. O empresário levou Flórida, Illinois e Carolina do Norte, e liderava no Missouri até a 0h de Brasília; a ex-secretária de Estado, por outro lado, venceu em Ohio, Carolina do Norte e Flórida, e, com 66% apurados, liderava em Illinois.

Com o resultado, o senador Marco Rubio desistiu da disputa, após perder no próprio Estado, a Flórida. Entre as regiões onde houve votação nesta terça, Trump só perdeu em Ohio para John Kasich, que governa o estado. As primárias de hoje, do lado republicano, têm um peso especial pois, na maioria dos estados em disputa, o vencedor leva todos os respectivos delegados.

Do lado dos democratas, Bernie Sanders vencia no Missouri com 75% dos votos apurados.

Rubio

A campanha de Rubio já apresentava sinais de fatiga – seus assessores chegaram a pedir que os eleitores votassem em Kasich para evitar uma subida de Trump – e acabou na noite desta terça.

“Estamos no lado correto, mas neste ano não vamos estar no lado vencedor”, disse o senador, acompanhado de sua mulher e filhos. “Não cedamos ao medo. Não cedamos à frustração”, afirmou aos eleitores que se reuniram na Universidade Internacional da Flórida para ouvi-lo.

Rubio, que era uma das esperanças do establishment do Partido Republicano para frear Trump, falou que o país vive um “tsunami político” e pediu que a agremiação se reformule. “Trabalhamos o mais duro que podemos. Mas estamos no meio de um tsunami político que nasceu com o mal-estar das pessoas em 2007 e 2008. Esta nação precisa de um Partido Republicano mais forte, que mude os rumos deste país e faça a frustração da população ir embora”, concluiu.

Hillary

Por sua vez, a pré-candidata democrata disse que, com os resultados desta terça, está próxima da nomeação. Hillary dedicou um momento para falar de seu rival, parabenizando Sanders pela “vigorosa campanha”.

Ela também voltou a criticar Trump por suas propostas sobre imigração e a promessa de proibir a entrada de muçulmanos nos EUA. Além disso, afirmou que o fato de o empresário apoiar o uso da tortura “não o faz mais forte, mas sim mais errado”. “Esta noite ficou claro que esta seja, talvez, uma das campanhas mais relevantes de nossas vidas”, disse.

Trump

O empresário aproveitou as vitórias no campo republicano para “elogiar” o senador que desistiu da corrida. “Rubio foi um rival duro, fez uma grande campanha, é muito inteligente e tem um grande futuro”, declarou, durante pronunciamento em Palm Beach (Flórida).

Insistindo na mensagem de sua campanha, Trump disse que, se chegar à presidência dos EUA, o país “voltará a ser grande” graças a novas políticas fronteiriças e melhores negociações em acordos comerciais.

Trump disse que há “muita ira” na população, que quer ver um país que vá bem, que seja bem tratado e afirmou que quer “reconstruir” o exército.

Leia também

Últimas notícias