américas

Obama chega a Cuba em primeira visita de presidente norte-americano em 88 anos

Obama disse estar 'empolgado' para ouvir povo cubano; ontem, mandatário visitarou pontos turísticos de Havana

Divulgação/VII Cumbre de Las Américas

Hoje, Obama visita ao monumento ao Memorial José Martí e se reúne com o presidente Raúl Castro

Opera MundiO presidente dos EUA, Barack Obama, chegou a Cuba na tarde de ontem (20). Esta é a 1ª visita de um presidente norte-americano em exercício à ilha em 88 anos, que tem por objetivo consolidar as relações entre os dois países.

O governo norte-americano afirma também que a visita à ilha é necessária para “discutir a questão dos direitos humanos” no país caribenho.

Por parte de Cuba, oficiais esperam que a presença de Obama impulsione acordos entre empresas dos dois países. O mandatário dos EUA terá até um encontro de negócios hoje (21) para “debater oportunidades” e possivelmente “estabelecer vínculos com as empresas cubanas”.

“Esta é uma visita histórica e é uma oportunidade histórica de entrar em contato com o povo cubano e criar laços entre nossos povos”, disse Obama em discurso na embaixada dos EUA na ilha, no qual também agradeceu às diferentes pessoas que auxiliaram na reaproximação dos dois países americanos.

“Espero que no futuro nossos netos achem natural um presidente norte-americano visitando Cuba”, finalizou ele.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, recebeu a comitiva ao lado da diretora para a América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Josefina Vidal; o embaixador de Cuba nos Estados Unidos, José Ramón Cabañas, e o embaixador interino dos Estados Unidos em Cuba, Jeffrey DeLaurentis. O presidente cubano, Raúl Castro, não estava presente.

“Como você está, Cuba? Acabei de pousar aqui, estou ansioso para conhecer e ouvir o povo cubano diretamente”, escreveu Obama em sua conta do Twitter momentos após chegar na ilha.

No domingo, Obama e sua família visitaram a recém-aberta embaixada norte-americana no país caribenho e conheceram alguns dos pontos turísticos de Havana Velha, onde se encontraram com o cardeal Jaime Ortega, um dos protagonistas da reaproximação entre Cuba e os EUA, junto com o papa Francisco.

A agenda oficial começa apenas na hoje com uma visita ao monumento ao Memorial José Martí e uma reunião com o presidente cubano, Raúl Castro. Segundo as autoridades cubanas, Obama não deve se reunir com o ex-presidente Fidel Castro.

E, amanhã (22), último dia da visita, o mandatário norte-americano fará um discurso, transmitido pela TV estatal da ilha, no qual falará diretamente ao povo cubano

Leia também

Últimas notícias