diplomacia

Obama anuncia viagem a Cuba em março; é 1º presidente dos EUA a ir à ilha em 88 anos

Presidente anunciou viagem no Twitter. Após visitar ilha, Obama vai à Argentina. Último mandatário norte-americano em Cuba foi Coolidge

Barack Obama/Flickr

Obama deve visitar Cuba nos dias 21 e 22 de março, seguindo, logo depois, para a Argentina

Opera Mundi – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje (18) que irá a Cuba em março. É a primeira visita à ilha de um mandatário norte-americano em exercício em 88 anos. Ele deve chegar entre dias 21 e 22, seguindo, logo depois, para a Argentina, onde ficará até o dia 24.

“Mês que vem, viajarei para Cuba para promover o progresso e os esforços que podem melhorar a vida dos cubanos”, afirmou o presidente no Twitter.

Obama disse, em outro tuíte, que, apesar do processo de normalização das relações bilaterais, ainda existem “diferenças” com o governo cubano e quer abordá-las “diretamente” em sua visita à ilha. “Os Estados Unidos sempre defenderão os direitos humanos no mundo todo”, escreveu.

A última vez que um presidente norte-americano em exercício esteve em Cuba foi durante o governo de Calvin Coolidge, em janeiro de 1928. Na ocasião, ele foi à 6ª Conferência Anual Internacional de Estados Americanos, em Havana, e se encontrou com o então presidente cubano, Gerardo Machado. Na época, estava em vigor a Emenda Platt, que autorizava os EUA a intervirem em Cuba caso interesses do país fossem prejudicados. Em 2011, o ex-presidente Jimmy Carter (1977-1981) visitou a ilha.

Leia também

Últimas notícias