Bolívia

Com mais de 70% das atas, ‘não’ tem 55% dos votos em referendo

As pesquisas de boca de urna, apesar de apontar um empate técnico, já indicavam uma vitória do ‘não’

Agencia Boliviana de Informacion

Caso vitória do ‘não’ se confirme, Evo Morales não poderá se candidatar a um novo mandato

Opera Mundi – A apuração dos resultados do referendo na Bolívia apontam, até o momento, para uma vitória do ‘não’ à possibilidade de Evo Morales, atual presidente do país, concorrer a mais um mandato. De acordo com os números divulgados pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), com 76,3% das atas verificadas, o ‘não’ tem 55,5%, contra 44,5% do ‘sim’. Cada ata traz o número de votos de determinada seção.

De acordo com os números do TSE, o ‘não’, até agora, tem, nas atas analisadas, 2.132.017 votos, contra 1.713.354 do ‘sim’. Votos brancos e nulos representam 4,5% do total. A participação foi de cerca de 85%.

Já na apuração voto a voto, em que eles são contados individualmente, o ‘sim’ vence com 63,21% contra 36,79% do ‘não’. No entanto, estes resultados ainda são muito preliminares, já que apenas 28% deles haviam sido contabilizados até as 11h de Brasília.

Os resultados definitivos, no entanto, só devem sair em uma semana.

As pesquisas de boca de urna, apesar de apontarem um empate técnico, já indicavam uma vitória do ‘não’. A chamada contagem rápida — feita com base no resultado apurado de algumas mesas —divulgada pela empresa Moris na noite do domingo (21/02) — falava em 51% para a resposta negativa; já a da Ipsos colocava o ‘não’ com 52,3%.

Leia também

Últimas notícias