dano ambiental

Justiça dos EUA processa Volkswagen por falsificação de taxa de poluentes

Processo diz respeito a 600 mil veículos da montadora vendidos no país; segundo procurador, EUA 'buscarão todos os recursos possíveis'

Dave Humphreys/Flickr/CC

Segundo o processo, Volkswagen “violou” as leis que regulam os níveis de poluentes no ar dos EUA

Opera Mundi – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu um processo civil nesta segunda-feira (04) contra a Volkswagen por conta de um dispositivo que falsifica os dados de emissão de poluentes em veículos da montadora. Cerca de 600 mil veículos a diesel com o dispositivo foram vendidos nos EUA, de acordo com a acusação.

“Fabricantes de carros que falham em certificar adequadamente seus carros e que burlam sistemas de controle quebram a confiança do público, põem em risco a saúde pública e causam prejuízo aos concorrentes”, disse John Cruden, procurador-geral assistente da Divisão de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Departamento de Justiça. Segundo Cruden, os EUA irão “buscar todos os recursos possíveis” contra a Volkswagen.

Segundo o processo, aberto em uma corte federal em Detroit, no Estado de Michigan, a montadora “violou” as leis que regulam os níveis de poluentes no ar dos EUA. A Volkswagen ainda não se pronunciou sobre a abertura do processo.

“Com o recurso, nós damos um importante passo para a proteção da saúde pública ao buscar a responsabilidade da Volkswagen por qualquer poluição ilegal do ar”, afirmou Cynthia Giles, da EPA (Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos, na sigla em inglês). Ela disse ainda que as discussões com a Volkswagen sobre um possível recall dos veículos não tiveram progresso e que continuarão “em paralelo à ação na corte federal”.

O caso veio à tona no último mês de setembro, quando, após investigações da EPA, a montadora admitiu a existência de um software que falsifica as taxas de poluentes quando os carros são submetidos a testes ambientais. A Volkswagen afirmou que cerca de 11 milhões de veículos ao redor do mundo possuíam o software. Desde então, além de enfrentar processos criminais de proprietários de carros da marca, a montadora perdeu valor de mercado e investiu bilhões de dólares para recuperar sua imagem.