nesta terça

ONU apresenta relatório de desempenho comercial da América Latina

Ricardo Stuckert/Arquivo/Instituto Lula Em 2014, Cepal justificou os maus resultados da América Latina pelo baixo dinamismo da demanda externa São Paulo – A Comissão Econômica para a América Latina e […]

Ricardo Stuckert/Arquivo/Instituto Lula

Em 2014, Cepal justificou os maus resultados da América Latina pelo baixo dinamismo da demanda externa

São Paulo – A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) irá apresentar na terça-feira (20) o relatório anual sobre o desempenho comercial da América Latina. O estudo trará os impactos do cenário atual da economia mundial no desempenho do comércio exterior latino-americano.

O relatório “Panorama da Inserção Internacional da América Latina e Caribe 2015” analisa o comportamento das exportações e importações dos países nos últimos meses. Em 2014, o documento apontou uma estagnação de três anos na exportação, e deu uma estimativa de crescimento de 0,8%.

A Cepal justificou os maus resultados da América Latina no ano passado pelo baixo dinamismo da demanda externa, principalmente, na União Europeia. A ONU apontou que a região precisava fortalecer a integração regional para diversificar a estrutura produtiva e exportadora dos países.

Economia

Em julho deste ano, a Cepal divulgou o Estudo Econômico da América Latina e do Caribe 2015, e apontou que a América Latina e o Caribe crescerão 0,5% em 2015. Segundo os dados, o principal país que irá expandir será o Panamá (6%), seguido por Antígua e Barbuda (5,4%), pela República Dominicana e pela Nicarágua (ambos com 4,8%).

O estudo afirma que a desaceleração econômica é motivada pelo lento crescimento mundial, principalmente na China. Para retomar o crescimento e produtividade, a Cepal propôs que os países dinamizem os investimentos.

Leia também

Últimas notícias