democracia

Tsipras vence eleições legislativas antecipadas na Grécia

De acordo com os resultados oficiais parciais, com 25% dos votos apurados, às 14h50 em Brasília, o partido de esquerda Syriza tinha 35,33% dos votos contra 28,17% para o Nova Democracia

Pantelis Saitas / Ag. Lusa
tsiprasss.jpg

Tsipras: eleições antecipadas foram convocadas logo após sua renúncia do cargo de primeiro-ministro

Atenas – O líder do partido conservador grego Nova Democracia (ND), Vangelis Meimarakis, reconheceu hoje (20) a derrota nas eleições legislativas antecipadas, que deram a vitória ao ex-primeiro-ministro grego Alexis Tsipras.

“Felicito-o (Tsipras). Parece que os cidadãos não mudaram de opinião”, disse Meimarakis a jornalistas ao chegar à sede do partido, próximo do centro de Atenas. “Travamos esta batalha com seriedade”, completou.

De acordo com os resultados oficiais parciais, com 25% dos votos apurados, às 14h50 em Brasília, o partido de esquerda Syriza tinha 35,33% dos votos contra 28,17% para o ND.

As eleições antecipadas foram convocadas logo após a renúncia de Alexis Tsipras do cargo de primeiro-ministro em 20 de agosto. Tsipras pediu demissão do cargo depois de uma cisão de 25 deputados da ala mais à esquerda do Syriza. Os parlamentares dissidentes haviam contestado um novo pacote de austeridade que o ex-primeiro ministro acertou com a União Europeia. Para eles, o governo recuou nas promessas de que acabaria com a política de austeridade na Grécia.