crise humanitária

Em um só dia, 5.600 migrantes entram na Macedônia pela Grécia

I.Prickett/UNHCR De acordo com a Unicef, proporção de mulheres e crianças entre migrantes está em constante progressão Brasília – Um recorde de cerca de 5.600 migrantes entraram ontem (3) na Macedônia […]

I.Prickett/UNHCR

De acordo com a Unicef, proporção de mulheres e crianças entre migrantes está em constante progressão

Brasília – Um recorde de cerca de 5.600 migrantes entraram ontem (3) na Macedônia procedentes da Grécia, mais de duas vezes o número habitual, que oscila diariamente entre 2 mil e 3 mil pessoas, informou hoje (4) a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Ontem, entraram 5.600 pessoas” na Macedônia, declarou a porta-voz do Alto-Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), Melissa Fleming, em entrevista. Ela disse que é difícil prever o que vai ocorrer nas próximas semanas.

Geralmente, o fluxo de migrantes diminui a partir do mês de outubro devido ao mau tempo no Mediterrâneo. Segundo Melissa, no ano passado, no entanto, os números mantiveram-se elevados apesar do mau tempo.

De acordo com o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Macedônia, Bertrand Desmoulins, o fluxo de migrantes tem aumentado, e a proporção de mulheres e crianças está em constante progressão.

“As autoridades [da Macedônia] só registram metade das pessoas” que chegam da Grécia, o que as impede de terem acesso à ajuda humanitária distribuída nos centros de acolhimentos, disse Desmoulins,

Perto de 365 mil migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os dados divulgados hoje pela Organização Internacional para as Migrações. Mais de 245 mil chegaram à Grécia e mais de 116 mil à Itália.

Leia também

Últimas notícias