Acordo internacional

Em Cúpula da ONU, líderes vão adotar nova agenda para desenvolvimento sustentável

Mais de 150 líderes vão se reunir em Nova Iork entre os próximos dias 25 e 27 para se comprometer com propostas e metas

Marcelo Camargo/ABr

Redução da pobreza está entre principais objetivos da nova agenda proposta pela ONU

São Paulo – A Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável será realizada entre os próximos dias 25 e 27, em Nova Iork, e reunirá aproximadamente 150 líderes mundiais com propósito de adotar formalmente uma nova agenda que deve direcionar ações internacionais para os próximos 15 anos no campo do desenvolvimento sustentável.

O documento final da agenda foi assinado por 193 estados-membros da ONU e é intitulado Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A composição, acordada no dia 2 de agosto, consiste de uma declaração, 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, 169 metas, uma renovação da parceria mundial, métodos de implementação e mecanismos de avaliação e acompanhamento.

Após consenso entre os países integrantes da ONU, o secretário-geral, Ban Ki-moon, ressaltou a importância do documento. “O acordo abrange uma agenda universal, transformadora e integrada que anuncia um momento decisivo e histórico para o nosso mundo”, disse.

Sobre as principais preocupações da nova agenda, o secretário afirmou que ela é “um plano de ação para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões, de forma irreversível, em todos os lugares, não deixando ninguém para trás”.

Outros aspectos presentes na agenda consistem em questões como desigualdade, consumo, biodiversidade, industrialização, proteção social, oportunidades de trabalho, saúde e educação. De acordo com o documento, o fim da pobreza deve ser paralelo ao crescimento econômico, sem deixar de lado a atenção às mudanças climáticas e proteção ambiental.

O documento formal que será assinado na Cúpula responde aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), fixados no ano 2000. A ONU espera que a implementação da nova agenda resulte na criação de novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Detalhes da nova agenda podem ser vistos no site: http://nacoesunidas.org/pos2015/

Com informações da ONU Brasil

Leia também

Últimas notícias