Você está aqui: Página Inicial / Mundo / 2015 / 09 / Comissão europeia prepara sistema permanente para receber imigrantes

migração

Comissão europeia prepara sistema permanente para receber imigrantes

Organização Internacional para as Migrações informou hoje (2) que mais de 350 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro
por Agência Brasil publicado 02/09/2015 11h22
Organização Internacional para as Migrações informou hoje (2) que mais de 350 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro
Winkler/Bundeswehr
resgate_imigrantes1.jpg

Desde janeiro, mais de 2,6 mil morreram no mar enquanto tentavam chegar à Europa

Bruxelas – A Comissão Europeia deverá implantar em breve um sistema permanente para acolhimento de imigrantes. Entretanto, as autoridades não especificaram que tipo de medidas estão previstas pelo novo sistema.

Respondendo a questões sobre o número de pessoas que cada Estado-membro deve acolher, a porta-voz para a emigração da comissão, Natacha Bertaud, informou que foram aceleradas as medidas que estavam previstas apenas para o final do ano. “Haverá uma redistribuição proporcional”, disse Bertaud, acrescentando que a distribuição será feita de forma “justa”.

Margaritis Schinas, porta-voz do presidente da comissão, lembrou que a proposta para acolher 40 mil refugiados “ainda está dependente da regra da aprovação majoritária do Conselho”. Ele se mostrou contrário a identificar culpados no que se refere a problemas da migração.

A Organização Internacional para as Migrações informou hoje (2) que mais de 350 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2,6 mil morreram no mar enquanto tentavam chegar à Europa. Segundo os últimos dados da organização, 234.778 pessoas chegaram à Grécia e 114.276 à Itália, enquanto mais de 2 mil alcançaram a Espanha e cerca de uma centena chegou a Malta.

Em todo o ano de 2014, o número de migrantes que atravessou o Mediterrâneo aumentou para 219 mil, tendo morrido ou desaparecido no percurso 3,5 mil, segundo as Nações Unidas.