zona do euro

Proximidade de acordo entre Grécia e credores melhora clima de confiança no país

Partido do governo, no entanto, planeja alternativa para a saída do país mediterrâneo do euro e deverá debater esse tema em congresso partidário que será realizado em setembro

Prime Minister Grécia

Tsípras tem apoio da maioria do Syriza, embora a oposição seja forte e conte com apoio do ex-ministro Varoufakis

São Paulo – “As bolsas de valores na Grécia abriram hoje (10) com otimismo”, afirma o correspondente internacional Flávio Aguiar em sua coluna na Rádio Brasil Atual. Segundo Aguiar, a confiança é motivada pela aproximação da resolução do acordo entre o governo grego e os credores, que negociam um empréstimo de 86 bilhões de euros.

O correspondente afirma, entretanto, que o partido do primeiro-ministro, Aléxis Tsípras, está preparando um plano alternativo. “A oposição no Syriza anunciou que estão planejando uma forma da saída da Grécia do euro, tema que estará no debate em setembro, quando está previsto um congresso do partido para deliberar os rumos do partido e do governo.”

Para Flávio Aguiar, a saída do país da moeda vai depender da resolução do acordo entre o governo e os credores. “Se chegar em setembro e o acordo for consumado e as medidas estiverem em ação, então, a posição do Congresso vai ser relativizada.”

Ouça o comentário completo na Rádio Brasil Atual: