américa latina

‘Visita do papa tem significado político claro’, diz Emir Sader

Colunista da Rádio Brasil Atual analisa escolha de países progressistas para visitas papa e comenta sobre andamento das negociações de paz na Colômbia

Tânia Rêgo/ABr

Papa mostra identidade com pautas progressistas

São Paulo – A presença do papa Francisco na América Latina foi tema central do sociólogo Emir Sader em sua coluna de hoje (7) na Rádio Brasil Atual“É importante a escolha dos países que o papa fez. Equador e Bolívia pelos governos que tem. Já o Paraguai, provavelmente, ele somou para não deixar apenas duas nações nitidamente progressistas”, acredita. “É importante a identificação com a luta contra a desigualdade.”

Sader apresentou também um panorama das negociações de paz entre o governo colombiano e as guerrilhas. “Declarações recentes do governo e de negociadores dizem que este é o pior momento possível. Embora tenham avançado, estão estagnados pelos enfrentamentos militares que enfraquecem as negociações”, explica.

O cientista político comenta o fato de que o exército do país nunca suspendeu os ataques. “Houveram bombardeios frequentes sobre setores controlados pelas Farc, que responderam da mesma forma. Para piorar houve um atentado em Bogotá que o governo atribuiu a uma outra guerrilha”.

A situação se reflete nas pesquisas e pela primeira vez há um empate na opinião pública sobre expectativas favoráveis e negativas às negociações. “É um momento complicado de perda de confiança.”

Ouça o comentário na Rádio Brasil Atual.

Leia também

Últimas notícias