crise

Parlamento grego aprova 2º pacote de reformas de credores em meio a divisões no Syriza

Líder do Legislativo e aliada de Tsipras, Zoé Konstantopoulou abriu mão de presidir sessão para expressar descontentamento com partido governista

Makis Sinodinos/Fotos Públicas

Presidente do Legislativo, Zoé Konstantopoulou, abriu mão de presidir a sessão para demonstrar o descontentamento

São Paulo – O Parlamento da Grécia aprovou na madrugada de hoje (23) o segundo pacote de reformas exigidas pelos credores europeus. Trata-se de um pré-requisito para as negociações sobre o terceiro resgate financeiro ao país no valor de 86 bilhões de euros.

Apesar de a medida ter obtido respaldo de ampla maioria dos deputados gregos – 230 a favor e 63 contra – a votação foi marcada mais uma vez pelas dissidências dentro do partido governista de esquerda, o Syriza. Para expressar seu descontentamento, a presidente do Legislativo, Zoé Konstantopoulou, por exemplo, abriu mão de presidir a sessão.

Para o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a votação das reformas estipuladas com a zona do euro é apenas um passo para negociar as condições do terceiro resgate e garantiu que o governo tentará buscar “alianças” entre seus sócios europeus para “melhorar” o acordo final.

Em discurso no parlamento, o chefe de governo ainda destacou mais uma vez que se trata de um programa no qual não acredita e que ninguém pode “afirmar que a autoria do programa pertence ao governo grego”.

De modo geral, o projeto de lei contou com o apoio da oposição formada por conservadores, liberais e social-democratas, que apoiam a criação de novas regras para lidar com bancos falidos e acelerar a burocracia do sistema judiciário, conforme as exigências dos credores europeus.

Mal-estar no Syriza

O racha no interior da legenda governista é visto desde o dia 13 passado, após a assinatura de um acordo que prevê cortes orçamentários e privatizações entre Tsipras e a troika (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia).

Para muitos deputados do Syriza, Tsipras não respeitou o resultado do referendo de 5 deste mês, em que mais de 61% da população grega optou por um “não” a um acordo com sócios europeus que implicasse duras  medidas de austeridade.

Apesar disso, o racha entre os parlamentares do partido governista não foi tão intenso como na primeira votação do último dia 15, já que, dois dias depois, o chefe de governo fez modificações dentro do seu gabinete e ao menos três ministros pediram demissão.

Leia também

Últimas notícias