Grécia

Contrária a acordo, vice-ministra das Finanças pede demissão

'Não vou votar a favor do projeto que adota o acordo com os credores e penso que não posso ficar no governo votando contra', disse Valavani, que também é deputada do partido Syriza, do primeiro-ministro Tsipras

Bruxelas – A vice-ministra grega das Finanças, Nadia Valavani, apresentou hoje (15) carta de demissão enviada ao primeiro-ministro, na qual afirma que o acordo assinado na segunda-feira (13) de manhã com os credores “não é viável”.

“Não vou votar a favor do projeto de lei [que adota o acordo com os credores] e penso que não posso ficar no governo votando contra”, disse Valavani, deputada do partido Syriza, em declarações citadas por agências internacionais.

Na carta que enviou ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a agora ex-governante explica que considera que o acordo foi, na verdade, “uma solução imposta à Grécia” e que o próprio desenho do pacote de reformas “não é viável”.

A demissão surge na sequência do acordo assinado na segunda-feira de manhã entre a Grécia e os credores internacionais, depois de um fim de semana de intensas negociações em Bruxelas.

No princípio da semana, o próprio primeiro-ministro tinha previsto divisões dentro do seu próprio partido e chegou a dizer que iria confiar na oposição para aprovar o novo pacote de austeridade, em troca de apoio financeiro para fazer face a compromissos de curto prazo, entre os quais, o pagamento de 3,5 bilhões de euros ao Banco Central Europeu já na segunda-feira.

 

Leia também

Últimas notícias