nesta semana

Chanceler brasileiro vai à Argentina para fortalecer parceria estratégica

Especialistas em relações internacionais defendem que o Brasil deva cultivar entendimentos políticos, comerciais, econômicos e na área de segurança com a Argentina, mas também se desvincular do país vizinho em sua estratégia de inserção internacional

Será a primeira viagem em caráter bilateral de Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viaja nesta semana à Argentina para se reunir com o chanceler Héctor Timerman e outras autoridades do governo de Cristina Kirchiner. Será a primeira viagem do chanceler brasileiro em caráter bilateral, simbolizando a importância do principal parceiro do Brasil na América do Sul.

“A visita reflete a importância primordial da parceria estratégica entre os dois países”, declarou o Itamaraty por meio de nota. Vieira foi embaixador do Brasil em Buenos Aires entre 2004 e 2010 e assumiu defendendo uma “diplomacia de resultados”, sempre que possível auxiliando na ampliação dos mercados para produtos brasileiros no exterior.

Muitos especialistas em relações internacionais defendem que o Brasil deva cultivar entendimentos políticos, comerciais, econômicos e na área de segurança com a Argentina, mas também se desvincular do país vizinho em sua estratégia de inserção internacional. Assim, eles creem que o Brasil teria mais autonomia para estabelecer importantes acordos bilaterais.

O chanceler argentino, com quem Vieira terá encontros de trabalho, enfrenta um período de crise depois que o promotor Alberto Nisman (encontrado morto no banheiro de seu apartamento no dia 18 de janeiro) acusou o chanceler e a presidenta Cristina de terem negociado com o Irã um plano para encobrir os responsáveis pelo ataque terrorista de 1994, contra o Centro Comunitário Judaico Amia, em Buenos Aires, que matou 85 pessoas e deixou centenas feridas.