relações reatadas

‘Ainda há um longo caminho a percorrer’, diz Maduro sobre acordo entre Cuba e EUA

Em cartas enviadas aos líderes Raúl e Fidel Castro, presidente da Venezuela afirma que cenário das relações entre os dois países é passo importante para que 'Washington compreenda a mudança de época'

Alejandro Ahumada/EFE

Maduro: retomada significa passo importante para derrubar o bloqueio econômico imposto a Cuba

Havana – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou em carta divulgada nesta sexta-feira (26) em Cuba que o novo cenário das relações entre a ilha e os Estados Unidos é um “passo importantíssimo para que Washington compreenda a mudança de época” que acontece na América Latina.

As afirmações estão em uma carta de Maduro ao líder cubano, Raúl Castro, e que foi reproduzida hoje pela imprensa oficial da ilha, junto com outra carta enviada ao ex-presidente, Fidel Castro, ambas datadas de 20 de dezembro.

As mensagens de Maduro aos líderes cubanos foram escritas depois do anúncio do restabelecimento de relações diplomáticas entre Havana e Washington, em 17 de dezembro, e do retorno à ilha nesse mesmo dia dos três agentes cubanos que estavam presos nos Estados Unidos.

“Ainda há um longo caminho a percorrer para que Washington reconheça que já não somos seu quintal, para que acabe o criminoso bloqueio contra a Pátria de (José) Martí e Fidel”, destacou o líder venezuelano no texto para Raúl Castro.

“No entanto, penso que este é um passo importantíssimo para que os Estados Unidos entendam que aqui, em nossa terra, há uma mudança de época, que a Pátria Grande mudou para sempre e que não vai retroceder”, acrescentou.

Na carta dirigida a Fidel Castro, Maduro destacou a “grande vitória” que significou para Cuba a libertação dos agentes, que qualificou de “apóstolos da dignidade cubana e americana”.

“Permitam-me celebrar aqui também esta nova vitória que com a maior justiça o senhor tem em vida”, escreveu o presidente venezuelano a Fidel, que não se pronunciou ainda sobre o histórico giro diplomático dos EUA em relação a Cuba.

Leia também

Últimas notícias