em porto alegre

Mujica diz que Brasil deve assumir responsabilidade na integração da região

Após encontro com Tarso Genro, presidente uruguaio participa de seminário sobre Desenvolvimento Sustentável para a Integração do Cone Sul

Caroline Bicocchi/PALáCIO PIRATINI

Primeira atividade de Pepe em Porto Alegre foi uma visita a uma cooperativa de reciclagem de resíduos

Porto Alegre – O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou hoje (10), em Porto Alegre, que o Brasil “tem que pagar o jantar” da integração latino-americana e assumir a responsabilidade imposta por sua importância política e seu poderio econômico regional. “Haverá uma América Latina unida se o Brasil fizer desse objetivo uma tarefa”, disse, em ato na sede do governo regional do Rio Grande do Sul.

“Mas se o Brasil não colocar isso como meta, não vai nos dar combustível para avançar rumo a uma autêntica integração latino-americana”, declarou, junto ao governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.

“Há muito por fazer em nossa América, e o Brasil viveu muito tempo olhando para si mesmo, igual a cada uma de nossas repúblicas, que olhavam para a Europa ou Estados Unidos e davam as costas à sua história independente”, sustentou Mujica. “Mas este é o tempo de nos acostumarmos a olhar entre nós mesmos.”

“O Brasil é um dos países mais ricos em recursos naturais do planeta e o Uruguai decidiu viajar no estribo do Brasil, não para ajudá-lo, mas para atuar como ajuda de memória e recordá-lo do papel que tem que cumprir”, insistiu o presidente uruguaio.

Segundo Mujica, a América Latina tem de recriar sua civilização comum, com “o coração na Amazônia”, e avançar rumo à unidade para se defender e progredir.

“O primeiro cliente do Brasil é a China. Mas também é do Uruguai, do Paraguai, da Argentina e não nos damos conta de que há um único caminho, que é estar cada vez mais perto”, declarou.

Mujica também reiterou suas críticas ao consumismo e assegurou que assim como o mundo progride muito e os cidadãos têm cada vez mais geladeiras, automóveis, celulares e tiram mais fotos, ainda têm a injustiça dando voltas.

Para Mujica, os governantes devem entender o mundo em que vivem, que já não é e nem será aquele em que se formaram e se educaram. “O Estado nacional que conhecemos começa a entrar em crise e dentro de 30 anos todos os jovens falarão inglês e vão pertencer a uma civilização de caráter universal”, vaticinou.

“Os jovens hoje vivem na internet, têm amigos em Pequim ou em Nova York e não os conhecem, mas eu sou do livro. Se não escrevo não penso”, disse.

Na reunião com Genro, Mujica esteve acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro, e outros funcionários de seu governo que discutiram fórmulas para estreitar a cooperação ao longo dos 985 quilômetros de fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

No mesmo marco foi assinado um convênio mediante o qual ocorrerá em caráter anual uma feira da cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai e outra sobre as tradições uruguaias nessa região do sul do Brasil.

Mujica chegou a Porto Alegre na manhã de hoje e sua primeira atividade foi uma visita a uma cooperativa de reciclagem de resíduos plásticos e latas de alumínio.

Após seu encontro com Genro, o presidente deve participar de um seminário sobre Desenvolvimento Sustentável para a Integração do Cone Sul, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e depois voltará a Montevidéu.

Leia também

Últimas notícias