América do SUl

Presidente colombiano defende uso terapêutico da maconha

Juan Manuel Santos afirmou que vê 'com bons olhos' iniciativa. A proposta foi feita pelo governista Partido Liberal para esta legislatura no Congresso

Juan Pablo Bello/efe

Para Santos, é uma forma de acabar com a intermediação entre traficantes e pacientes

São Paulo – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou nesta quinta-feira (14) que vê “com bons olhos” o uso terapêutico da maconha na Colômbia. A declaração foi dada durante um fórum sobre a política contra as drogas no país.

“Vemos com bons olhos a iniciativa sobre a utilização medicinal e terapêutica da maconha”, disse o presidente. “Nós a entendemos como uma medida compassiva para entender a dor dos pacientes com doenças terminais, mas também como uma forma de tirar das mãos dos criminosos a intermediação entre o paciente e uma substância que vai lhes permitir aliviar o sofrimento”, acrescentou Santos em Bogotá, capital do país. 

O presidente deu, assim, o apoio público à iniciativa para permitir o uso medicinal da macona, proposta pelo governista Partido Liberal para esta legislatura no Congresso, que iniciou os trabalhos em 20 de julho passado.

O senador Juan Manuel Galán, do PL, que divulgou a proposta no mês passado, recebeu bem a aprovação do presidente. “É um apoio importantíssimo, fundamental, porque se trata do chefe de Estado comprometendo-se com essa iniciativa, que começa a transformar a política antidrogas na Colômbia”, disse o congressista à AFP.

Na Colômbia, o consumo e a comercialização de maconha são proibidos. No entanto, o uso de 20 gramas de cannabis como uma dose pessoal está descriminalizado desde 2012.

Leia também

Últimas notícias