frente ampla

Partido de Mujica lidera pesquisas de intenção de votos no Uruguai

Candidato governista, Tabaré Vázquez, tentará em outubro chegar à presidência do país pela segunda vez

Partido do atual presidente, José Mujica, receberia entre 42% e 43% dos votos

São Paulo – A pouco mais de três meses do primeiro turno das eleições presidenciais e parlamentares no Uruguai, o partido governista Frente Ampla segue na frente de seus principais rivais, segundo duas pesquisas de intenção de votos divulgadas ontem (16). Elaborados pelos institutos Cifra e Equipos Moris, os levantamentos apontam que o partido do atual presidente, José Mujica, cujo candidato é o ex-líder Tabaré Vázquez, receberia entre 42% e 43% dos votos.

A Frente Ampla tem variado pouco nas pesquisas durante todo o ano, mantendo-se com mais de 40% das intenções de votos para o pleito que será realizado no dia 26 de outubro, mesma data reservada para o segundo turno das eleições brasileiras.

O Partido Nacional aparece em segundo lugar com 27% dos votos em ambas as pesquisas, e o Partido Colorado em terceiro, com 13%. Apesar de se manter na liderança, a Frente Ampla não conseguiria, segundo os dados divulgados na noite de ontem, uma maioria de deputados no Parlamento.

Em relação às pesquisas anteriores, a única variação que ultrapassa a margem de erro é o número de indecisos, que no levantamento feito pelo instituto Equipos Moris, passa de 9% a 14%. Em entrevista a um canal televisivo uruguaio, um analista da empresa afirmou que atrair os eleitores indecisos deve ser vital para definir o futuro presidente do país.

A Frente Amplia mantém a presidência do Uruguai desde 2005, quando o próprio Vázquez assumiu o cargo mais importante do país, atualmente ocupado por José Mujica. O candidato do partido irá disputar a presidência com Luis Alberto Lacalle Pou (Partido Nacional), filho do ex-presidente Luis Lacalle (1990-1995), e Pedro Bordaberry (Partido Colorado), também filho de um ex-presidente, Juan María Bordaberry (1972-1976).

Leia também

Últimas notícias