tragédia humana

Israel suspende cessar-fogo e reinicia ofensiva contra Gaza

Governo israelense tinha suspendido os ataques na manhã desta terça-feira após aceitar proposta elaborada pelo Egito

efe

Crise na Faixa de Gaza chama atenção da opinião pública internacional, mas não consegue barrar ataques contra civis

São Paulo – Apesar de anunciar na manhã desta terça-feira (15) que aceitava o plano de cessar-fogo elaborado pelo Egito, o governo israelense anunciou através da conta oficial das Forças Armadas de Israel no twitter que dará continuidade à ofensiva militar contra Gaza. Segundo o porta-voz do governo, o motivo para a suspensão do cessar-fogo é o suposto lançamento de 47 foguetes em direção ao território israelense.

Jornais locais afirmam que fontes do Hamas não reconhecem o plano egípcio de cessar-fogo porque nunca foram informados sobre o teor da proposta. Analistas internacionais cogitam que o plano apresentado pelo Egito pode ter sido uma maneira de desviar a atenção internacional devido à repercussão das imagens dos ataques militares na Palestina.

O Ministério da Saúde de Gaza elevou nesta terça-feira para 189 o número oficial de mortos, a maioria civis, e para mais de 1,4 mil os feridos nos oito dias da atual ofensiva militar israelense Margem Protetora contra o território palestino.

O número de vítimas fatais já supera a última operação militar israelense – Pilar Defensivo – contra o movimento islamita Hamas em novembro de 2012, na qual morreram 166 pessoas, também civis em sua maioria, e que durou oito dias.

Leia também

Últimas notícias