dívida

Juiz considera ‘ilegal’ pagamento da Argentina a credores

Agência EFE Pollack declarou que as conversas continuam durante a tarde Nova York – O juiz americano Thomas Griesa considerou “ilegal” o pagamento da Argentina para detentores de bônus reestruturados, […]

Agência EFE

Pollack declarou que as conversas continuam durante a tarde

Nova York – O juiz americano Thomas Griesa considerou “ilegal” o pagamento da Argentina para detentores de bônus reestruturados, e advertiu que o país incorreria em “desacato” se pagasse somente a eles. Em uma audiência realizada hoje (27) entre as partes envolvidas, Griesa pediu que ambos os lados continuem as negociações para conseguir um acordo, mas insistiu que a Argentina deve pagar igualmente os que possuem bônus, sejam reestruturados ou não.

“Qualquer tentativa hoje em dia de pagar aos credores (com dívida reestruturada) é ilegal, não pode ser feita e não pode ser permitida por esta corte. Qualquer um que o faça estará incorrendo em desacato“, advertiu o juiz.

Griesa recomendou ao Bank of New York Mellon, que realiza o pagamento do serviço da dívida argentina nos Estados Unidos, que devolva o dinheiro que o governo argentino enviou para suas contas no Banco Central argentino.

O juiz considerou que a solicitação argentina de moratória para pagar aos fundos especulativos US$ 1,5 bilhão não estava bem fundamentada e ressaltou que o desejável seria chegar a um acordo. O mediador designado pelo juiz para as negociações, o advogado especializado em finanças Daniel Pollack, declarou na saída da audiência que as conversas continuarão nesta tarde.

 

 


Leia também

Últimas notícias