monarquia

Aos 76 anos, Rei Juan Carlos da Espanha abdica do trono em favor do filho Felipe

Renúncia acontece em momento de desconfiança para a família real, envolvida em escândalos de corrupção; instituição já foi a mais prestigiada na Espanha

efe

Rei Juan Carlos (esq.) abdicou do trono espanhol em favor de seu filho Felipe (dir.), príncipe de Astúrias

Madri – O Rei Juan Carlos renunciou nesta segunda-feira (02) ao trono espanhol em favor de seu filho Felipe, o Príncipe de Astúrias. O rei, que tem 76 anos, informou sua decisão nesta manhã ao presidente do governo, Mariano Rajoy e, no começo da tarde, realizou um pronunciamento transmitido pelas rádios e televisões de todo o país.

O rei revelou que pensava na ideia de renunciar ao trono desde janeiro deste ano, quando completou 76 anos. Para ele, “o Príncipe de Astúrias tem a maturidade e a determinação necessárias para assumir a chefia do Estado e abrir uma nova etapa” no país. Esta é a sétima abdicação ao trono na família real espanhola e a terceira renúncia em uma coroa europeia neste ano. Antes dele, a rainha Beatriz, da Holanda, e o rei Alberto 2º, da Bélgica, também passaram a coroa aos herdeiros.

O Príncipe de Astúrias – que esteve ontem em El Salvador para a posse do presidente Salvador Sánchez Cerén – assumirá o trono em um momento difícil para a família real espanhola. A instituição, que antes era a mais prestigiada entre os espanhóis, recebeu no último mês de maio uma nota de confiança de 3,72 (de 10 pontos possíveis). A nota é uma das menores já recebida pela coroa na história. A imagem da família real foi afetada pelo caso de corrupção que envolve Iñaki Urdangarin, genro do rei, acusado de tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Em uma entrevista recente à emissora estatal TVE, Juan Carlos afirmou que não pretendia renunciar ao trono, mas que quando não fosse mais o rei, queria ser lembrado como “aquele que reuniu novamente a todos os espanhóis”, uma referência ao seu papel na redemocratização da Espanha após a ditadura de Francisco Franco.

Reações

Na manhã desta segunda, Rajoy surpreendeu a todos os espanhóis ao anunciar que “Sua Majestade, o rei Don Juan Carlos, acaba de comunicar-me sua decisão de abdicar. Espero que em um prazo muito breve, as Cortes espanholas possam proceder à nominação como rei do Príncipe de Astúrias”. O presidente do governo se refere assim ao processo de sucessão real que deve coroar o príncipe Felipe como rei Felipe VI da Espanha.

O líder da oposição, Alfredo Pérez de Rubalcaba, também divulgou um comunicado sobre a abdicação de Juan Carlos. Nele, o secretário-geral do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) afirmou que “a decisão do Rei de renunciar à chefia do Estado […] é um dos acontecimentos políticos mais importantes que ocorreu em nosso país desde a recuperação da democracia”.

Já Pablo Iglesias, líder do partido Podemos, grande surpresa nas últimas eleições europeias, pediu a realização de um referendo. Segundo ele, “esta abdicação acelera a decomposição do regime político de 1978”.

Leia também

Últimas notícias