conflito

Ucrânia: combates intensos deixam mortos em Slaviansk

ROMAN PILIPEY/efe As forças ucranianas lançaram uma ofensiva na última sexta-feira (2) contra Slaviansk Brasília – Combates intensos entre forças pró-russas e o Exército ucraniano foram registrados hoje (5) perto […]

ROMAN PILIPEY/efe

As forças ucranianas lançaram uma ofensiva na última sexta-feira (2) contra Slaviansk

Brasília – Combates intensos entre forças pró-russas e o Exército ucraniano foram registrados hoje (5) perto de Slaviansk (no Leste), com mortes, informou o ministro do Interior da Ucrânia durante entrevista em um local próximo da área de combates. Arsen Avakov, que estava em um posto de controle a cerca de 6 quilômetros do local, não precisou o número de mortos nem a qual das partes em conflito pertenciam.

Em Slaviansk, reduto das forças separatistas pró-russas, “está sendo travada uma guerra contra o território da Ucrânia”, acrescentou o ministro, destacando que sua missão no local é eliminar os terroristas. “A única tática é avançar pouco a pouco para o centro” de Slaviansk; não há uma solução militar, tem de ser política”.

Segundo o comandante da Guarda Nacional ucraniana, Stepan Poltorak, também presente no local, “os adversários estão bem treinados e bem equipados”, mas as forças ucranianas conseguiram cercá-los no centro de Slaviansk.

“As estradas [na zona de combates] estão fechadas, não deixam passar os civis. Fazem tudo para nos obrigar a usar armas pesadas, mas não vamos fazer para poupar a população civil”, garantiu.

As forças ucranianas lançaram uma ofensiva na sexta-feira (2) contra Slaviansk, cidade tomada pelas forças pró-russas há várias semanas.

Leia também

Últimas notícias