América do SUl

Comissão da Unasul se reúne nesta terça em Caracas para discutir conflito na Venezuela

Grupo foi criado durante reunião extraordinária em Santiago do Chile no último dia 12, na posse de Michelle Bachelet

MIGUEL GUTIÉRREZ/EFE

Estudantes de medicina da Universidade Central da Venezuela protestam contra o governo de Maduro

São Paulo – Começa hoje (25) a reunião da comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) em Caracas, na Venezuela. Os líderes devem participar da Conferência Nacional da Paz, criada pelo presidente Nicolás Maduro, e mediar o diálogo entre o governo e a oposição no país.

A comissão surgiu no último dia 12, durante reunião extraordinária no Chile convocada pela presidente brasileira, Dilma Rousseff. O papel do grupo seria visitar a Venezuela e participar dos diálogos entre governo e oposição, buscando o fim do conflito que se instalou no país no início de fevereiro.

Durante a reunião, os chanceleres da Unasul aprovaram uma resolução na qual apoiam o governo venezuelano no diálogo com setores sociais, forças políticas, econômicas e estudantis do país e informaram que não aceitam a interferência dos Estados Unidos na Venezuela. Eles estavam em Santiago para a cerimônia de posse da presidente chilena Michelle Bachelet.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que a comissão é bem-vinda no país. Segundo ele, as deliberações dos chanceleres dos países-membros do bloco serão “muito boas”. “Tomara que a Unasul ative rápido a comissão de acompanhamento, de apoio, bem-vinda. E bem-vindo todo o apoio da América Latina e do Caribe que nos acompanha e sabe a verdade da Venezuela”, expressou.

Uma onda de protestos começou na Venezuela no dia 12 de fevereiro, contra o governo de Maduro. Com o tempo, apoiadores chavistas também começaram a se manifestar, aumentando a tensão no país. A presidente Dilma Rousseff convocou a reunião ocorrida no Chile para discutir a questão venezuelana e o posicionamento da Unasul em relação ao problema.

Fazem parte da Unasul a Bolívia, o Paraguai, o Equador, a Colômbia, o Brasil, o Uruguai, a Argentina, o Chile, a Venezuela, o Peru, a Guiana e o Suriname. México e Panamá são membros observadores. Atualmente, a presidência do bloco é do Suriname. A reunião da comissão criada para discutir o conflito na Venezuela deve durar entre hoje (25) e amanhã (26).