por videoconferência

União Europeia convoca Snowden para prestar depoimento

efe Convite a Snowden ainda precisa passar por uma segunda votação, o que deve ocorrer em fevereiro São Paulo – A União Europeia deverá convocar o ex-analista da Agência de […]

efe

Convite a Snowden ainda precisa passar por uma segunda votação, o que deve ocorrer em fevereiro

São Paulo – A União Europeia deverá convocar o ex-analista da Agência de Segurança dos EUA (NSA) Edward Snowden para prestar depoimento por videoconferência ao Parlamento Europeu. Por ampla maioria, a Comissão de Liberdades Civis, Justiça e Assuntos Internos decidiu hoje (9) enviar um convite formal ao informante, que está asilado na Rússia, como parte da investigação sobre o sistema de ciberespionagem desenvolvido pelos Estados Unidos contra instituições e cidadãos europeus.

Ontem, essa mesma Comissão de Liberdades Civis do Parlamento Europeu – que conduz a investigação sobre a espionagem massiva denunciada por Snowden e pelo jornalista Glenn Greenwald há seis meses – já havia divulgado um relatório no qual criticava o Reino Unido pela prisão do brasileiro David Miranda e também pedia a suspensão do acordo antiterrorismo com os EUA.

Ainda não há uma data concreta para o testemunho de Snowden, que atualmente vive em Moscou e é perseguido pela Justiça norte-americana por conta de suas revelações. Existe a possibilidade de que Snowden rejeite o convite, temendo que autoridades possam rastrear sua localização exata por conta do sinal direto da videoconferência.

O convite poderia ter sido feito no final de dezembro, mas questionamentos à modalidade da videoconferência impediram a aprovação da medida na comissão.

No total, 36 dos 38 eurodeputados da comissão concordaram com a medida. Cada grupo político do Parlamento Europeu poderá fazer duas perguntas ao ex-analista da NSA — fator que foi essencial para a aprovação da medida.

Alguns representantes britânicos no Parlamento da UE criticaram o convite dizendo que Snowden colocou “várias vidas em perigo” e que “convidá-lo para uma videoconferência era uma atitude altamente irresponsável”.

Leia também

Últimas notícias