em 1973

Corte Suprema do Chile reconhece suicídio de Allende e arquiva investigação

Decisão põe fim a três anos de apuração judicial

IAN SALAS/efe

Relatório afirma que Allende se suicidou para evitar que fosse preso pelos militares golpistas

Brasília – A Corte Suprema do Chile confirmou nesta terça-feira (7) o arquivamento definitivo da investigação sobre a morte do presidente Salvador Allende e estimou que ele cometeu suicídio durante o golpe de Estado de 11 de setembro de 1973.

Segundo fontes judiciais, com a decisão da Sala Penal se deu por finalizada a investigação iniciada há três anos pelo magistrado Mario Carroza para determinar se havia intervenção de terceiros na morte de Allende, após denúncia feita pela fiscal Beatriz Pedrals.

O máximo tribunal ratificou a resolução do juiz, que determinou que Allende se suicidou no interior do Salão de Independência do Palácio La Moneda com um fuzil AK-47, para evitar que fosse preso pelos militares golpistas.

“Os atos que significaram a morte do presidente Salvador Allende Gossens provêm de um ato deliberado no qual, voluntariamente este se tira a vida e não há intervenção de terceiros, seja para sua realização como para seu auxílio”, diz a sentença.

Para chegar a essa conclusão, Carroza realizou uma série de perícias que incluíram a exumação dos restos de Allende no Cemitério Geral e sua análise por  peritos do Serviço Médico Legal e estrangeiros.

O laudo de Carroza já foi ratificado pela II Sala da Corte de Apelações em 24 de junho de 2013.

* Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina

Leia também

Últimas notícias