Você está aqui: Página Inicial / Mundo / 2014 / 01 / Brasil triplicou número de refugiados amparados em 2013

ajuda humanitária

Brasil triplicou número de refugiados amparados em 2013

O crescimento se deve, fundamentalmente, à concessão de solicitações para cidadãos da Síria
por EFE publicado 08/01/2014 18h04
O crescimento se deve, fundamentalmente, à concessão de solicitações para cidadãos da Síria

Rio de Janeiro – O total de pedidos de refúgio aceitos pelo Brasil triplicou em 2013, quando foram amparados 649 estrangeiros, frente aos 199 do ano anterior, segundo informou hoje (8) o Ministério da Justiça.

O crescimento se deve, fundamentalmente, à concessão de solicitações para cidadãos da Síria, dos quais 283 chegaram ao Brasil fugindo da guerra civil que castiga o país, o que representa 44% do total de concessões feitas.

Desde o começo do conflito, calcula-se que dois milhões de sírios abandonaram seu país em busca de refúgio, geralmente, em nações vizinhas.

Além disso, durante o ano passado foram recebidos no Brasil como refugiados 106 cidadãos da República Democrática do Congo, 87 colombianos e 32 paquistaneses. A lista de refugiados amparados pelo Brasil tem ainda cidadãos 32 países europeus, africanos, americanos e asiáticos.

Atualmente, o Brasil tem cerca de quatro mil refugiados. Segundo o Comitê Nacional para Refugiados do Brasil (Conare), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, o país recebeu um total de 5.200 solicitações de refúgio.