Em vigência

Mujica promulga lei que legaliza a maconha no Uruguai

Iván Franco/EFE Presidente do Uruguai defende descriminalização como forma de reduzir o poder do tráfico Brasília – O presidente uruguaio, José Pepe Mujica, promulgou a lei para a produção e […]

Iván Franco/EFE

Presidente do Uruguai defende descriminalização como forma de reduzir o poder do tráfico

Brasília – O presidente uruguaio, José Pepe Mujica, promulgou a lei para a produção e a comercialização de maconha no país. O anúncio foi feito pelo vice-secretário da Presidência, Diego Cánepa. O documento, sancionado pelo Parlamento desde o dia 10 de dezembro, entrou em vigência ontem (24).

O Executivo ainda tem de apresentar a regulamentação do texto em um prazo de quatro meses, especificando os procedimentos para a aquisição de licenças de produção e comercialização e quais tipos de maconha serão permitidos no âmbito desse novo marco legal.

O diretor da Junta Nacional de Droga, Julio Calzada, informou que ainda há de se determinar procedimentos para que delimite a atividade no país. “Ao não estar ainda regulamentada, não estão dados os critérios para poder plantar”, disse Calzada.

Um dos primeiros passos a cumprir para poder cultivar e comercializar maconha é fazer um registro estatal, que ainda não foi estabelecido. De acordo com o novo marco legal, todo cidadão uruguaio maior de 18 anos registrado nesse sistema poderá cultivar maconha para uso pessoal, em clubes de consumo ou comprar em farmácias, em quantidades moderadas.

Leia também

Últimas notícias